segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Mãe relata descaso em atendimento na UPA do Cristo Rei; “Tem que fazer bafão para ser atendida”

 

"Eles tratam as pessoas igual bicho, igual animal”, disse moradora ao falar de atendimento na UPA do Cristo Rei


"Eles tratam as pessoas igual bicho, igual animal”, disse moradora ao falar 
de atendimento na UPA do Cristo Rei

“É desumano o que eles fazem nesta UPA do Cristo Rei. Eles tratam as pessoas igual bicho, igual animal”, assim desabafou a moradora do bairro Cristo Rei, Angélica de Arruda Alt Coral, ao relatar descaso da equipe médica ao buscar atendimento na unidade de saúde. O caso ocorreu na noite de sábado e madrugada de domingo (17.01). Veja Vídeo no final da matéria.

Ela contou ao  que o seu filho de 3 anos passou mal no sábado (16.01) vomitando e não conseguindo se alimentar, e que diante disso procurou atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) do Cristo Rei, chegando ao local por volta das 23h15 da noite. Porém, foi surpreendida por uma informação de uma servidora que não estava sendo realizado atendimento na especialidade Pediatra, sendo que eles iriam iniciar somente por volta das 04 horas da madrugada de domingo, e que ela deveria procurar a UPA do Ipase.

Indignada com a situação, a moradora fez um vídeo relatando o descaso em busca de pressionar os funcionários a agilizar o atendimento, porém, apenas colocaram seu filho na triagem. “Fiquei mais de 1 hora esperando e nada de ser atendido. Então liguei na polícia. Queria auxílio da polícia para saber o que estava acontecendo. Por que se negavam a atender meu filho? A funcionária já tinha me dito que o médico estava em sua sala no celular. Na ligação, que estava na viva voz, a policial informou que iria mandar uma viatura para a UPA, aí rapidinho me atenderam. Eu disse: uai não falaram que iria atender somente às 04 da madrugada”, relatou Angélica.

Ao , ela disse ainda que várias pessoas reclamaram do atendimento na UPA do Cristo Rei. “É péssimo atendimento da UPA do Cristo Rei. Tem muita gente reclamando de atendimento. “É desumano o que está acontecendo nesta UPA do Cristo Rei. Você ter que fazer bafão, escândalo para ser atendido. Tem uma mulher que me disse que vai fazer denúncia na Corregedoria contra esses dois pediatras que atendem na UPA”.

Ela ainda acrescentou: É desumano o que eles fazem nesta UPA. Eles tratam as pessoas igual bicho, igual animal. Um povo todo mal humorado. Parece que estão fazendo que não são obrigação deles. Como se não recebessem. Na maioria das vezes eles atendem mal. Se você é profissional da saúde e não quer trabalhar, saia e dê oportunidade para outra pessoa. Os médicos dali não tem capacidade de estar atendendo em uma UPA. Tudo bem que estamos em uma pandemia, está tudo lotado, mas se não quer atender vai embora e não fica lá sem fazer nada deixando-nos sem atendimento”.

Outro Lado – Em entrevista ao , o secretário de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo Barros, afirmou que o atendimento na UPA do Cristo Rei, assim como em outras unidades de saúde da rede, estão prejudicados por causa do alto número de servidores e médicos infectados pela Covid-19.

“Estamos com 300 funcionários de saúde infectados com Covid. São mais de 40 médicos e isso faz com que o atendimento de alguma forma seja prejudicado. Mas, apesar disso, os médicos e todos os servidores estão trabalhando com exaustão para atender todos. Para ter ideia, de 20 de dezembro até hoje, já atendemos aproximadamente 60 mil pessoas”, explicou o gestor.

Sobre o caso de Angélica, Barros afirmou que irá apurar o caso e que medidas serão adotadas caso seja confirmado o descaso no atendimento do filho da moradora. “Nós temos que fazer, dentro da realidade, o melhor atendimento possível. Vamos apurar a situação relatada e adotar medidas caso seja necessário”, finalizou.




Nenhum comentário:

Postar um comentário