Hospital atua em bandeira vermelha e só recebe novos pacientes que sejam considerados graves pela triagem da unidade
O Hospital Materno-Infantil de Brasília (Hmib), entrou em bandeira vermelha nesta sexta-feira (13/5). Com superlotação, a unidade passou a atender apenas crianças que sejam consideradas em quadro grave pela triagem.
A superlotação ocorre na enfermaria e no pronto-socorro da unidade e os profissionais estão sem condições de atender o fluxo normal de pacientes. A orientação é para que as pessoas procurem outros hospitais ou centros de saúde até a situação se normalizar.
A situação na unidade de saúde é alvo de reclamações há alguns meses. Em fevereiro e em abril, segundo profissionais da saúde, recém-nascidos ficaram internados, de maneira improvisada, entre leitos, em corredores e outras áreas do hospital.
Em março deste ano, o Hospital Regional da Asa Norte (Hran) decretou bandeira vermelha, pois a unidade está com o pronto-socorro operando na capacidade máxima. Os centros de saúde podem decretar as chamadas “bandeiras” para atendimento nos prontos-socorros, de acordo com a demanda recebida e a internação.
Procurada, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) não se posicionou sobre a situação do Hmib. O espaço segue aberto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário