segunda-feira, 30 de maio de 2022

Por falta de material, paciente denuncia espera de 15 dias para fazer cirurgia no Hospital de Picos

 


Na manhã desta sexta-feira (27) a reportagem do cidadeverde.com/picos recebeu a denúncia sobre um suposto caso de negligência hospitalar ocorrida no Justino Luz, em Picos. A família da paciente, Maria Rosimeire Xavier Oliveira, relatou que a mesma esperou 15 dias para passar por um procedimento de cirurgia ortopédica em razão da falta de material e equipamentos dentro da unidade de saúde.

Segundo Maria Eliane da Silva Xavier Oliveira, um acidente automobilístico ocorrido no dia 13 de maio envolvendo a família, atingiu gravemente sua irmã Rosimeire e a mãe que foram socorridas e encaminhadas ao Hospital Regional. 

“Minha mãe teve uma fratura no rosto e na clavícula, minha irmã teve um corte craniano e quebrou a clavícula, a coluna ficou fraturada em três locais. Minha mãe foi operada, porém a minha irmã só foi operada hoje, sexta. Compramos toda a medicação que ela está usando, sempre que procurávamos saber o porque dela não ter passado pela cirurgia era informado de que faltava equipamento, material”, afirmou Maria Eliane da Silva Xavier Oliveira.

Em vídeo, Maria Eliane explica sobre o acidente e a busca pela cirurgia da irmã. Confira!


A família da Maria Rosimeire que denuncia a negligência hospitalar ainda contratou uma assessoria jurídica para atuar no caso. A reportagem do Cidadeverde.com/picos contatou o advogado Samuel Levi Rodrigues Lima, que relatou que na última quinta-feira (26) foi realizada in loco uma visita na unidade de Saúde.

“A família acionou a mim e o advogado parceiro Rozinaldo da Silva que realizou uma visita no Hospital. Foi verificada a situação, conversamos com o chefe do setor que nos informou que a cirurgia dela seria agendada para hoje sexta-feira (27)”, disse o advogado.

Situação dos corredores no Hospital de Picos


Compra de medicamentos
Segundo a família de Maria Rosimeire, os medicamentos que a mesma estava utilizando dentro do Hospital precisaram ser comprados, até mesmo de uso simples como dipirona para aliviar a dor. 

Nota fiscal das medicações compradas

O Hospital

O Cidadeverde.com/picos procurou a assessoria de Comunicação do Hospital Regional de Picos. A paciente Maria Rosimeire Xavier Oliveira foi submetida na manhã desta sexta-feira ao procedimento ortopédico. 

Nota enviada pelo Hospital de Picos

A direção do Hospital Regional Justino Luz esclarece que a paciente Maria Rosemeire Xavier Oliveira vem sendo acompanhado constantemente pela equipe médica da unidade, que também está oferecendo todo atendimento indicado para a melhora de seu quadro de saúde. Porém, com a alta demanda de cirurgias ortopédicas de urgência (fraturas expostas), pacientes internados tiveram suas cirurgias remarcadas e a paciente citada teve sua cirurgia ortopédica realizada na manhã desta sexta-feira, 27 de maio.

O hospital regional Justino Luz é uma unidade de saúde de urgência e emergência -porta aberta- e atende Picos e macrorregião, em torno de 60 municípios que necessitam referenciar seus pacientes para Picos. 

Por ter um fluxo significativo, o hospital implantou o serviço “Eu posso Ajudar” como forma de acolher e manter assistidos todos os que precisam esperar para serem atendidos, pois o atendimento é feito pela classificação de risco.

Como na maioria dos Hospitais no Brasil, aqui também estamos com dificuldades para adquirir Dipirona injetável (usado para aliviar dor e febre), o analgésico não é produzido no Brasil e o custo da importação aumentou, o que dificultou a indústria farmacêutica distribuir o fármaco, mas está sendo substituído por outros analgésicos. 

Reiteramos nosso compromisso e trabalho diuturnamente para oferecer um melhor serviço de saúde para os usuários do Justino Luz.






Nenhum comentário:

Postar um comentário