domingo, 21 de maio de 2017

Falta de médicos em UBS gera reclamação de pacientes



Além de precisar pagar para fazer um exame, a recepcionista Tatiane Aparecida da Silva Paraíba, 25 anos, também encontra dificuldades para se consultar com um ginecologista na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Barcelona. Moradora da Vila Assis, ela procurou o Cruzeiro do Sul para denunciar a falta de médicos na rede pública de saúde. No Cajuru, usuários dizem que faltam pediatras e clínicos. 

Segundo Tatiane, ela se consultou com um ginecologista na UBS Barcelona em junho de 2016 e o médico teria solicitado uma histerossalpingografia (exame feito no útero e nas trompas uterinas para diagnosticar malformações dos órgãos reprodutores femininos). Ela aguardou que a UBS fizesse o agendamento do exame e quando marcado, em outubro, em uma clínica na rua Santa Clara, no Centro, ela foi informada de que a máquina necessária para a realização do procedimento estava quebrada. Três meses depois ela voltou ao mesmo local, e dessa vez foi informada que o convênio com a Prefeitura de Sorocaba havia sido rompido.  
 
Diante dos empecilhos, Tatiane optou por pagar pelo procedimento e para isso precisou desembolsar R$ 468. "Eu estava com medo e precisava desse diagnóstico e mesmo com dificuldade, consegui pagar", lembra. Com o resultado em mãos, ela foi novamente à UBS e lá agendaram uma consulta para o dia 7 de abril. "Quando cheguei me falaram que o médico não trabalhava mais de sexta-feira desde dezembro." Ela então foi aconselhada por funcionários da UBS a ir a partir de 15 deste mês para tentar um encaixe. "Fui no 16 de maio e então me informaram que o médico está de férias."

Tatiane, que se diz indignada e inconformada com sua situação, afirma que "a sequência de erros e descaso" que enfrentou são comuns.

Prefeitura responde

Em nota, a Secretaria da Saúde confirmou o pedido da histerosalpingografia em 22 de setembro de 2016 e também a não realização do exame em outubro por problemas de equipamentos e posteriormente de contrato.

A nota reconhece "agendamento incorreto no dia 7/4/17, devido a um erro de agenda aberta em um dia que o profissional não trabalha". Mas informa que "a paciente foi orientada a retornar à UBS na segunda-feira seguinte (11/4/17) às 7h para encaixe, conforme consta em prontuário. Porém, a mesma retornou apenas em 16/5/17 período em que este profissional está de férias".

Informou ainda que os pedidos de exames de histerossalpingografia "são encaminhados ao sistema da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross), que é estadual. O agendamento depende de disponibilidade de vagas em rede credenciada pelo Estado ou no Ambulatório Médico de Especialidades (AME)".

A nota destaca ainda que a UBS Barcelona atualmente tem um ginecologista de segunda a quinta-feira, mas ele está de férias de 15 dias e os casos prioritários daquela unidade são encaminhados à UBS Vila Hortência neste período.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário