terça-feira, 30 de maio de 2017

Pacientes esperam mais de 4 horas por atendimento médico em Itanhaém

Algumas pessoas tiveram que ficar do lado de fora até serem chamadas para a consulta médica.
 
 
 
A falta de médicos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Trevo da Cesp, em Itanhaém, provoca demora no atendimento de pelo menos 5 horas nesta segunda-feira (29). A informação é dos pacientes que estão na fila de espera da unidade. 
 
Com a sala de espera superlotada, algumas pessoas tiveram que ficar do lado de fora até serem chamadas para a consulta médica.
 
O supervisor de empresa de alarmes Gilberto Bento de Souza, de 51 anos, chegou por volta das 8 horas e só recebeu  atendimento no médico às 13 horas. " No meu caso não tem triagem porque sofro com diabete, mas minha mulher está com pressão alta e muita dor na coluna".  
 
Após a ligação de Gilberto à Redação, a recepção pediu para que os pacientes desligassem os celulares. "Acho que já receberam denúncia sobre a falta de médicos por aqui", conta.
 
Bento ainda alerta para a falta de ortopedista na unidade. " O único ortopedista da UPA está de férias, ou seja, não tem atendimento". 
 
A dona de casa Conceição da Silva, de 45 anos, passa pela mesma situação. Ela foi levar a filha, de 12 anos, à UPA, pois a adolescente está com bronquite. Elas chegaram por volta das 9 horas ao hospital e, no final da manhã, ainda não tinha passado no pediatra. "Só tem um pediatra para atender as crianças, é muito revoltante. Isso aqui nunca vai mudar".
 
Ainda de acordo com os pacientes, há muitos idosos precisando de atendimento. "Tá cheio de idoso aqui, não tem cadeira de roda e nem respeito com as pessoas", o desabafo é do aposentado Cláudio Bezerra Pereira, de 67 anos. 
 
Resposta 
 
Em nota, a Prefeitura de Itanhaém informou que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) está funcionando com dois médicos de clínica geral, um médico pediatra e um médico de emergência. Informaram ainda, que o médico ortopedista  que atende às segundas-feiras está de férias, porém, mesmo assim, o clínico geral atende os pacientes e faz todos os procedimentos iniciais necessários.
 
Nos outros dias da semana, outro ortopedista está disponível atendendo normalmente a população. 
 
Ainda de acordo com a pasta, a UPA de Itanhaém atende os pacientes por meio do Protocolo de Manchester (classificação de risco), de acordo com a Portaria 2048 do Ministério da Saúde.
 
A classificação de risco é uma ferramenta utilizada nos serviços de urgência e emergência, que visa avaliar e identificar os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento. Por fim, informaram  que o tempo de espera na UPA é de, em média, uma hora e meia.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário