quarta-feira, 3 de maio de 2017

Médico do hospital Esaú Matos quis dar alta pelo telefone; cidadão reclama do descaso



Na noite desse domingo 30, nossa reportagem recebeu uma grave denúncia do leitor Renato Mendes da Silva Neto. Ele afirma que um médico cardiologista do Esaú Matos quis dar alga ao seu sobrinho recém-nascido pelo telefone.
 
O Blitz entrou em contato com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura Municipal e aguarda posicionamento sobre os relatos do denunciante.
 
Leia o texto;
 
Me desculpe pelo horário, mas gostaria encarecidamente que o amigo me ajudasse para divulgar aos órgãos competentes e à população de Vitória da Conquista-Ba, o que está ocorrendo no Hospital Municipal Esaú Matos. Vamos ver o que a secretária de saúde tem a dizer em relação à gestão de seus profissionais.
 
O hospital possui uma ótima estrutura de atendimento neonatal e apresenta ótimos profissionais, e deveremos deixar claro que a informação que irei passar não inclui todos os profissionais que atuam no hospital, mas deveremos separar o joio do trigo. Entre os profissionais que atuam no hospital temos alguns que simplesmente não comparecem em seus dias de plantão, há um médico cardiologista que não comparece a seus plantões desde o dia 14/04.
 
Minha irmã precisou realizar um parto de emergência dia 17/04, devido à riscos cardíacos para o bebê, que apresentava uma arritmia injustificada e sem motivo aparente, era preciso avaliar o bebê, o parto ocorreu como o planejado e ocorreu tudo bem com a cirurgia. O problema é que o cardiologista especialista que deveria avaliar o bebê e analisar a necessidade de transferência ou de alta, simplesmente não comparece aos seus plantões. Na última sexta-feira, dia de mais um plantão do cardiologista, e que mais uma vez não compareceu, um dos médicos que trabalham e estava presente ligou para ele, o cardiologista, explicando a necessidade de sua consulta e avaliação ao bebê, o ausente teve a cara de pau de querer dar alta ao bebê por telefone, mas o médico presente não se responsabilizou e disse que ele teria que vir pessoalmente assinar o prontuário do paciente. O médico cardiologista em questão é o dr. Genário Judson Lacerda, especialista em cardiologia pediátrica e pediatria, CRM-BA 20400.
 
O Dr. Genário Judson, ganha para estar presentes em seus plantões, o Hospital depende de sua especialidade para dar o suporte devido aos pacientes, mas infelizmente esse cidadão não parece ter compromisso com suas responsabilidades e com a sociedade. Sendo assim, a administração pública deve tomar uma providência e fiscalizar os profissionais que atuam no hospital.
 
Além desse problema, tem outro relacionado aos custos, pois minha irmã​ é de Bom Jesus da Lapa, e esse espera está sendo muito desgastante, pois não sabemos se o bebê vai precisar ser transferido para Salvador, possibilidade levantada pelos médicos não especialistas, devido arritmia, taquicardia, ou se poderá receber alta e continuar o tratamento em casa. E ficamos todos nessa espera sem dada, na expectativa que o médico compareça. Os custos estão aumentando a cada dia, hospedagem, alimentação, táxi, pois minha irmã não pode caminhar devido à cesariana, e esse cidadão não aparece, agora vamos esperar que na próxima terça ele apareça no hospital, mas grande probabilidade de não aparecer.
 
Acompanho diariamente a ansiedade de minha irmã, e até mesmo os profissionais do hospital estão indignados com a falta de compromisso desse cidadão.
 
Assinado: Renato Mendes da Silva Neto
 

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