sexta-feira, 26 de maio de 2017

Polícia exuma corpo de bebê para investigar erro médico em Boituva

Pais acusam hospital de descaso ao tratar criança que já nasceu com problema de saúde. Prefeitura, a responsável pela unidade de saúde, diz que também investiga.
 
 
Polícia exumou corpo de bebê para investigar se houve erro
 (Foto: Reprodução/ TV TEM)
 
O corpo de um recém-nascido foi exumado nesta quinta-feira (25) pela Polícia Civil, em Boituva (SP), que investiga se houve erro médico no atendimento à criança. Os pais acusam o hospital de descaso no tratamento do filho, que já nasceu com problema de saúde. A Prefeitura de Boituva, responsável pelo Hospital São Luiz, diz que também investiga o caso (leia abaixo a nota na íntegra).
 
O recém-nascido morreu em 5 de maio, um dia depois do nascimento. Segundo o atestado de óbito, a causa da morte foi insuficiência respiratória. Agora, a perícia vai confirmar ou refutar a causa identificada.
 
A exumação durou cerca de uma hora e o resultado deve ser emitido em 30 dias. Com base no laudo da perícia, o delegado vai decidir se ouvirá algum representante ou funcionário do hospital, explica Emerson de Jesus Martins, responsável pela investigação.
 
“Se a morte se deu por causas naturais ou em virtude de uma falha médica. Esse é o divisor de águas para que possamos saber quais serão os próximos passos a serem feitos pela polícia. Se for uma morte natural, nada que tenha relação com a polícia. Se for constatado que a morte decorreu de algum tipo de falha, aí sim haverá apuração de um crime de homicídio”, explica.
 
A mãe do bebê, a dona de casa Letícia Andrade Frate, teve um final de gestação delicado. Perdeu líquido nas últimas semanas, por isso o filho nasceu de cesárea. Segundo Letícia, as enfermeiras demoraram para informar sobre a saúde do bebê.
 
Pais do bebê, Letícia e André, acusam hospital de Boituva
 (Foto: Reprodução/ TV TEM)
 
Letícia conta que insistiu para ver a criança e foi até a incubadora, onde a preocupação aumentou. “Notei que a incubadora desligava o tempo todo. Fui perguntar para a enfermeira o que estava ocorrendo e ela disse que era mau contato. Já peguei a incubadora aberta e a enfermeira disse que o neném estava tomando um vento. Nunca vi isso na vida”, reclama.
 
Para os pais, Letícia e o serralheiro André Luiz Meneses, a exumação do corpo do filho é mais um capítulo de uma história que não terminou.
 
 
“Passa um filme na nossa cabeça, porque nós passamos por alguma coisa que a gente nunca achou que iria passar. Está sendo um baque”, afirma o pai.
 

Resposta da prefeitura


A Prefeitura de Boituva informou que a Secretaria Municipal de Saúde tem um comitê de acompanhamento de mortalidade infantil atuante, e que está fazendo a análise do caso, assim como de qualquer outro óbito materno e de crianças menores de 1 ano, que ocorra no município.
 
Segundo o Executivo, o caso citado está sob investigação do comitê e, após análise da entrevista da mãe, da documentação do pré-natal e do Hospital São Luiz, o comitê vai emitir um parecer.
 
A Secretaria de Saúde ressalta que tem uma linha de cuidado materno infantil integral em que assiste desde o diagnóstico precoce da gestação, até o acompanhamento final do recém-nascido.
 
Hospital São Luiz em Boituva (Foto: Reprodução/ TV TEM)
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário