terça-feira, 20 de março de 2018

Homem denuncia servidora por mau atendimento em posto de saúde; enfermeira diz que foi ameaçada

Shutterstock.com
Homem de 52 anos registrou boletim de ocorrência de "preservação de direito" na Delegacia de Polícia Civil de Corumbá, após procurar o posto de saúde do bairro Cristo Redentor. Ele relatou (BO 1700/2018) que desde novembro do ano passado tem passado por consultas no posto e que na tarde de segunda-feira (19) foi ao local para renovar receita médica que dá direito à retirada gratuita de medicamento para hipertensão arterial.

Segundo o comunicante, a enfermeira disse que não podia atendê-lo, que vai "acabar com a mamata de receber remédio gratuitamente" e afirmou que a médica não estava no local. Ainda de acordo com ele, a mulher se exaltou quando questionou o porquê de o posto estar aberto se não tinha médico e medicamento. Durante a discussão, o paciente viu a médica que o atende e ela prontamente o chamou para a consulta. A médica aferiu a pressão, medicou, prescreveu novos exames e trocou a receita, conforme o paciente havia pedido desde o início.

Por outro lado, a enfermeira também registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil e relatou que o paciente chegou alterado ao posto e pediu para falar com ela. Quando entrou em sua sala, a servidora pediu que ele se sentasse  para que sua pressão arterial fosse aferida. Nesse momento, o homem disse que se não havia remédio no posto, a culpa era dela e que estava sendo negligente. "Você fica aí com essa bunda sentada nessa cadeira, aí que nunca vai ter remédio mesmo", teria dito. Depois de atendido pela médica plantonista, o homem teria ido atrás da enfermeira na cozinha do posto, cujo acesso não é permitido e a ameaçou: "se acontecer alguma coisa comigo, eu acabo com você, você acha que está protegida aqui dentro?". Ainda de acordo com a enfermeira, tudo foi presenciado por funcionários do posto de saúde. 

Ouvidoria e gabinete da Saúde

A população pode registrar reclamações sobre qualquer setor que envolva as atividades da Prefeitura de Corumbá, incluindo situações no âmbito da saúde. O contato pode ser feito através da Ouvidoria da Saúde, por meio do telefone 0800 647 2255, ou direto no gabinete do secretário de Saúde, Rogério Leite, pelo 3234-3522.

Nenhum comentário:

Postar um comentário