terça-feira, 13 de março de 2018

Professor cria cadeira especial para aluno com paralisia participar de aula de campo no Acre: ‘é um sonho’

Jovem de 24 anos teve paralisia infantil, passou por cirurgia, mas por erro médico acabou ficando dependente de cadeira de rodas. Ele cursa biologia na Universidade Federal do Acre (Ufac).

  Professor cria cadeira especial para aluno com paralisia participar de aula de campo no AC
O sonho do jovem Washington da Silva Oliveira, de 24 anos, que tem paralisia e depende de cadeira de rodas para se locomover, era poder participar das aulas de campo na universidade, mas sua condição não permitia. Ele contou com a ajuda e solidariedade do professor Moisés Barbosa que criou uma cadeira especial para o rapaz.

Oliveira estuda no curso de biologia da Universidade Federal do Acre (Ufac). E foi após quatro anos de curso que o estudante conseguiu participar de sua primeira aula de campo. O professor e um auxiliar levam o rapaz para acompanhar as aulas e depois de volta para a sala de aula.

“A vida é um livro e hoje estou construindo uma parte da minha vida. É uma sensação de não ser melhor do que os outros. Isso aqui para mim não é uma cadeira de rodas, é um sonho”, disse Oliveira.
Garoto de família humilde, quando ainda era criança, o estudante conta que teve paralisia infantil, doença grave que provoca parada dos músculos do corpo. Aos 13 anos, ele passou por uma cirurgia para tentar reverter o quadro, mas por um erro médico, acabou ficando dependente de uma cadeira de rodas. O quadro se tornou irreversível.

Em 2011, o universitário ficou cego do olho esquerdo depois de tomar uma descarga elétrica quando um raio caiu na casa onde morava. Mas, isso jamais foi sinônimo de desistência para ele. O sonho era cursar biologia em uma universidade federal e conseguiu.

“Eu prometi que levaria ele para as aulas de campo e fomos montando e chegou a isso. O Washington me perguntou quanto custou isso aqui e eu respondi que vai ser a satisfação de levá-lo ao campo e ele ter o aprendizado”, declarou o professor.

Projeto da cadeira

O professor contou que começou a bolar a cadeira junto com outro professor e que eles procuraram estudar como eram feitas as cadeiras que geralmente são utilizadas para os alpinistas deficientes se locomoverem e, a partir disso, baseado nesse modelo de cadeira, começaram a fazer a de Oliveira.

“Comprei uma bicicleta para tirar o garfo e a roda e fui soldando com uma placa na parte debaixo. Consegui essa cadeira, que é daquelas de carro adaptada para criança, e fui montando. Peguei também a estrutura de uma cadeira de rodas e chegou a isso”, afirmou.

Barbosa falou que tudo foi pensado para garantir a segurança na hora do deslocamento do universitário. Eles levam uma rede caso ocorra algum acidente e Oliveira precise em uma possível situação de emergência.

“Ele [estudante] me perguntou quanto custou a cadeira e eu respondi para ele que não importa quanto custou, o melhor é ver a minha satisfação em conseguir levá-lo até o estudo de campo e ver que ele está aprendendo”, falou o professor.

Já o universitário, disse que foi-se o tempo em que um deficiente tinha barreiras para sonhar.

“Quando eu soube do projeto, fiquei muito feliz porque não e só uma cadeira, são as minhas pernas, é uma sensação de poder, por um momento, sentir o que os outros sentem, de ter a oportunidade de ir mais além de uma cadeira de rodas”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário