quinta-feira, 22 de março de 2018

Polícia apura suposta negligência médica em fratura de recém-nascida em Cáceres



Bebê recém-nascida sofre fratura em parto e mãe denuncia possível negligência médica
Polícia Civil de Cáceres (a 217 km de Cuiabá) investiga uma fratura na clavícula diagnosticada em um bebê que nasceu na semana passada, no Hospital São Luiz, no município. A denúncia do caso foi feita pela mãe, que acusa a unidade médica de maus tratos e negligência com ela e a filha.

Ao RDNews, a dona de casa Gracilene dos Santos Silva Guacasse, de 32 anos, conta que deu a luz no último dia 12, e que só foi levada para a sala de cirurgia, pois estava em um maca no corredor, após gritar várias vezes de dor.

“Eu dei entrada na unidade ao meio dia e no início as enfermeiras me trataram super bem. Só que por volta das 16h as contrações e as dores foram aumentando e, mesmo depois da bolsa já ter estourado, eu fiquei no corredor. Em um momento um médico veio e foi bastante grosseiro, dando um toque em mim bastante dolorido. Nisso, eu já fiquei bem chateada”, relata.

Cerca de duas horas depois das primeiras contrações, os médicos perceberam que a cabeça da criança já estava saindo e só então Gracilene foi levada para o centro cirúrgico. A mãe cita que durante a retirada do bebê, um dos profissionais chegou a dar um “puxão” para retirar a criança.

Depois de realizado o procedimento, já em casa, a dona de casa afirma que a filha chorava e gritava bastante. Ela, que tem outros seis filhos, diz que estranhou a situação, já que nunca tinha visto uma criança chorar com aquela frequência e intensidade.

“Ela gritava muito, bem fora do comum. Eu dei uma olhada e percebi que um lado do rosto dela estava bem inchado. Quando peguei na clavícula, percebi que havia um osso saltado. Eu corri para o ambulatório porque fiquei bastante preocupada.”

Na unidade de saúde foi realizado um exame de raio-x, onde constatou que a recém-nascida tinha uma fratura na clavícula. A mãe contactou uma assistente social e registrou, na segunda (19), um boletim de ocorrência na Polícia Militar de Cáceres.

O BO trata o caso como lesão corporal. O delegado Alex de Souza Cuyabano requisitou um exame de corpo de delito para constatar a situação e, então, utilizar o resultado no inquérito. 

Outro lado

A assessoria do Hospital São Luiz informa, através de nota, que foi instaurada uma sindicância interna que irá apurar o caso. Além disso, a unidade médica se colocou à disposição das autoridades para esclarecer qualquer tipo de situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário