domingo, 24 de maio de 2020

Família denuncia desencontro de informações sobre saúde de idosa em UPA do Edson Queiroz

Internada com sintomas de Covid-19, Maria José de Olivindo Vasconcelos, de 76 anos, teve a etiqueta de identificação trocada várias vezes, segundo a nora da idosa


Entubada, idosa aguarda por leito de UTI

Familiares da idosa Maria José de Olivindo Vasconcelos, de 76 anos, têm dúvidas em relação ao estado de saúde da idosa após uma série de enganos e trocas com relação à identificação da mulher, internada desde o último dia 14 na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Edson Queiroz. Maria José deu entrada na Unidade após apresentar sintomas da covid-19. 

Segundo a nora de Maria José, a dona de casa Patrícia Alves Almeida Vasconcelos, de 36 anos, a sogra foi levada à UPA, pelos filhos, com falta de ar. “Depois que foi atendida, ela ficou sentada na cadeira sem o menor apoio para ficar no oxigênio”. A dona de casa relata ainda que Maria José, já cansada, ficou na mesma cadeira por quatro dias. “Por vezes, ela chegou a pedir para deitar no chão”, conta.

Devido à pandemia do novo coronavírus, Patrícia conta que os familiares não podiam acompanhar a idosa e, então, decidiram acampar na frente da Unidade para obter notícias. “Em um dos dias, meu esposo pode visitá-la e notou que a etiqueta de identificação dela estava errada. O nome dela não era aquele descrito acima da cadeira dela”, diz. No momento, Patrícia acrescenta que o esposo solicitou a troca de nomes a um funcionário, mas precisou sair antes da alteração acontecer.

Já no dia 18, o marido de Patrícia recebeu a notícia que a mãe tinha entrado em coma e precisava de um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “Ele foi até a UPA novamente para saber mais informações sobre o estado de saúde dela”. 

Durante a visitação, “a assistente social de lá entregou um saco com roupas da minha sogra, este sem etiqueta, mas, meu marido notou outro mesmo saco com o nome dela no chão, que supostamente seria entregue para outra pessoa. O erro foi, novamente, relatado à assistente, que afirmou ser um engano, porém, não trocou a etiqueta na hora”.

Já na madrugada do dia 19, o filho da idosa e marido de Patrícia recebeu uma ligação da assistente social. “Pediram para a família comparecer à UPA, mas não disseram detalhes sobre o assunto. Todo mundo já pensava que o pior tinha acontecido”.

Idosa está internada na UPA do Edson Queiroz
Contudo, ao chegarem ao local, Patrícia conta que a assistente social afirmou que houve um engano. “Pediram desculpa e falaram que tinha falecido uma senhora com nome semelhante ao da minha sogra”, relata, afirmando ainda que a família começou a ficar em “pânico com tantos erros de identificação”. 

A familiar comenta que os parentes não puderam mais ver Maria José, apenas têm informações, atualizadas uma vez ao dia, desde a passagem da idosa para o estado de coma. “Pedimos um laudo para dar entrada no pedido de UTI e demoraram dias. Só ontem (20) conseguimos, com muita dificuldade”, revela Patrícia. 

Dúvidas

Diante de todas as trocas, familiares têm dúvidas sobre o verdadeiro estado de saúde de Maria José. “É indignante o descaso. Agora, estamos todos pensando se erraram também na medicação. Erraram em mais o que? Como temos prova disso? Não vimos mais ela, nem foto pode tirar para nos confortar em um momento desses”, lamenta a nora da paciente.

Solicitada, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) comunicou, em nota, que os familiares da paciente Maria José Olivindo estão “recebendo atualizações constantes sobre o quadro clínico da paciente, que está internada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada no bairro Edson Queiroz”. 

A SMS confirmou ainda que o responsável pela idosa, recebeu pessoalmente o boletim médico, na quarta-feira (20.05). “Ressaltamos que desde a sua entrada na unidade, não houve nenhuma internação de paciente com nome igual ou semelhante. Os contatos realizados abordam exclusivamente sobre a paciente em questão. Não havendo assim, por parte da unidade, ligações sobre outros pacientes”, diz a nota.

Por fim, a pasta municipal disse que, em razão da Pandemia, a “Secretaria Municipal da Saúde (SMS) tem ampliado seu número de leitos para receber pacientes vítimas da Covid-19. Cinco das seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) municipais, receberam em seus prédios anexos, 170 novos leitos. Em toda a rede municipal, nos últimos dois meses, já foram entregues cerca de 650 novos leitos para atendimento de pacientes de baixa a alta complexidade”.

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