segunda-feira, 11 de maio de 2020

Santa Casa de Franca nega vaga para paciente com suspeita de Covid-19

Paciente de 55 anos é moradora de Pedregulho, e está internada no pronto-socorro “Álvaro Azzuz”


Uma paciente com suspeitas de Covid-19, de 55 anos, teve seu pedido de vaga na Santa Casa de Franca, negado neste sábado, 9. A mulher, moradora de Pedregulho, começou a sentir os primeiros sintomas na quarta-feira, 6, e desde ontem, 8, está internada no pronto-socorro “Álvaro Azzuz”.

De acordo com a equipe médica que está atendendo a mulher, os primeiros sintomas apareceram na quarta-feira, 6, com dores torácicas, tosse e falta ar. "Após passar pelo pronto atendimento de Pedregulho, ela foi liberada, mas ontem apresentou piora e febre. Ela chegou no pronto-socorro, na noite da sexta-feira, foi feito o pedido para internação na Santa Casa, que foi negado na manhã de hoje. Eles alegaram que a Santa Casa não é referência em pacientes com Covid -19”, afirmou um dos membros da equipe do PS. 

Após a negativa da Santa Casa, os médicos realizaram o protocolo, colocando a ficha da paciente no Cross (Central de Regulação de Oferta de Serviço de Saúde) de São Paulo.

"O Cross tentou colocar a paciente em vários hospitais da região como Serrana, Ribeirão Preto, São Joaquim da Barra, entre outros, que foram todos negados. E hoje as 17 horas, a Cross liberou a vaga zero para a Santa Casa", continuou o membro. 

Após a liberação de vaga para a Santa Casa, a equipe médica levou a paciente até o Hospital do Coração, onde estão sendo atendidos pacientes com Covid-19 ou suspeita.

No Hospital do Coração, a equipe médica foi informada por um enfermeiro administrativo, que a diretoria da Santa Casa, havia negado o atendimento a paciente. Após todo o transtorno a paciente voltou para o “Álvaro Azzuz”.

"A paciente está com o suporte que precisa. Com oxigênio, atendimento médico. Mas ela pode ter um agravante a qualquer momento, porque não sabemos se ela está ou não com o Covid-19”, disse outro membro da equipe.

O secretário de saúde de Pedregulho registrou um boletim de ocorrência por negligência médica contra a Santa Casa de Franca. 

A última informação apurada é que a paciente segue internada no pronto-socorro “Álvaro Azzuz” com quadro estável, mas o seu nome consta na lista de internados no complexo Hospitalar da Santa Casa.

Resposta da Santa Casa

Após várias tentativas de um posicionamento da Santa Casa, o setor administrativo do mesmo informou que "o pronto socorro tem 26 leitos para Covid 19 e o município não fez o repasse e o contrato para o Covid-19”.

Prefeitura de Franca

Procurado pela reportagem, o coordenador de políticas públicas, Luiz Carlos Vergara disse que procurou a Santa Casa, mas foi informado que teria resposta apenas na segunda-feira, 11.

"Não podemos esperar até segunda-feira. A prefeitura comprou 20 leitos para Covid-19, para a cidade de Franca. Foi aprovado no Conselho Municipal, nesta última quinta-feira, 7, e logo será passado para votação na Câmara. Mas a Santa Casa tem que respeitar o contrato que eles têm com o estado, de receber os pacientes do município de Franca, mas também pacientes de outras cidades, como Pedregulho, que a referência é Franca. A Santa Casa tinha que respeitar a solicitação da Cross", disse Vergara.


Nenhum comentário:

Postar um comentário