Parentes dizem não ter conseguido leito em hospital de referência; Secretaria diz que vai apurar possível negligência.
Família denuncia suposta negligência em atendimento a idosa que morreu por Covid-19 em Santa Inês |
Parentes de uma idosa, identificada como Rosa Maria da Conceição Teixeira, de 70 ano, que morreu em Santa Inês, a 250km de São Luís, denunciaram um suposto caso de negligência médica no atendimento.
Segundo a família, a idosa sofria de problemas cardíacos, tomava remédios e levava uma vida normal. Na semana passada, começou a sentir sintomas semelhantes aos do novo coronavírus. No entanto, a família não encontrou leitos disponíveis no Hospital Macrorregional, referência no tratamento da Covid-19 na região.
Por isso, Rosa Maria ficou quatro dias internada no Hospital Municipal de Santa Inês em um leito comum, mesmo, segundo a família, apresentar os principais sintomas da doença. A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Inês disse que vai investigar os procedimentos que foram adotados no caso da idosa.
Parentes denunciam negligência em atendimento de idosa que morreu por Covid-19 |
Ficar em casa
Ficar em casa é importante porque, segundo as autoridades de saúde, é a única maneira mais eficaz no momento para frear o aumento repentino no número de casos, o que poderia causar um colapso no sistema de saúde pela falta de leitos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
Um colapso causaria a diminuição drástica da capacidade do sistema de saúde em cuidar dos pacientes, o que aumenta a chance de óbitos por Covid-19 e também por outras doenças.
Cuidados
Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário