terça-feira, 25 de julho de 2017

Hospital Regional de Vilhena pode ser administrado pelo governo de RO a partir de 2018

Promotoria havia entrado na Justiça e uma liminar favorável autorizou mudança. Secretário da pasta em Vilhena pede que a situação seja 'melhor analisada'.
 
Mudança foi determinada pela Justiça (Foto: Jonatas Boni/G1)
 
O Hospital Regional de Vilhena (RO) poderá ser administrado pelo Governo de Rondônia a partir de janeiro de 2018. A transferência de responsabilidade da prefeitura para o estado foi obtida pelo Ministério Público de Rondônia (MP-RO), que conseguiu uma liminar na Justiça de RO há duas semanas .
 
Em entrevista ao G1, o promotor Paulo Fernando Lermen explica que a liminar obriga o estado a colocar o hospital de Vilhena na previsão orçamentária de 2018.
 
“Nosso hospital é regional e, por ser regional, acaba prejudicando a própria saúde dos vilhenenses. Atualmente todo o custeio deste trabalho sai do orçamento do município”, conta o promotor.
 
De acordo com o promotor, os hospitais regionais de Cacoal (RO), Ariquemes (RO) e Porto Velho já são geridos pelo estado.
“Somente em Vilhena e Ji-Paraná que os hospitais regionais são administrados pela prefeitura”, conta Lermen.

Mudança na equipe técnica
 
Caso o estado mostre o orçamento para o hospital de Vilhena, a partir de janeiro do próximo ano a unidade já seria integrada ao sistema administrativo do estado.
 
“Caso haja acordo, o juiz vai determinar uma reunião para que seja realizada a transição. Os funcionários municipais serão retirados e colocados nas unidades básicas de saúde do município. E os funcionários do estado, que estão lotados em outras cidades, devem retornar, bem como a possibilidade de contratação de novos servidores”, afirma o promotor.
 
Os custos de manutenção da unidade serão também do estado, bem como o recebimento da verba da União.
 
O MP acredita que a transferência do HR de Vilhena para o estado deve desafogar o fluxo de atendimento do município, já que os profissionais serão remanejados e o investimento da verba que a prefeitura recebe seria apenas para as unidades de saúde do município.
 
Prefeitura
 
Em resposta ao G1, o secretário municipal de Saúde, Marcos Aurélio Vasques, explica que a transferência do hospital é uma decisão simplista para um problema complexo.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário