terça-feira, 11 de julho de 2017

Retrato do descaso com a saude: UPA é concluída em Santana do Mundau há 2 anos e nunca funcionou


A lama invadiu a unidade
Agência Tribuna União – Desde o início de sua construção na gestão do prefeito Marcelo Souza situada na ‘Rua dos Oscar’ (uma das transversais da Avenida Muniz Falcão que é a rua de acesso a cidade via AL 105) no Bairro conhecido como ‘Cohab Nova’ na cidade de Santana do Mundaú uma unidade de saúde já nasceu cercada de polemica: primeiro, por sua localização de difícil acesso (através de uma ladeira íngreme) e depois por se situar cercada por uma barreiras onde geralmente são registrados deslizamentos de terra principalmente na época chuvosa, a UPA nunca funcionou e hoje está entregue ao mais completo abandono.
 
UPA nunca foi usada
 
Santana do Mundaú faz divisa com Correntes no estado de Pernambuco dista 26 quilômetros de União dos Palmares e é servida pela rodovia Al-105 conhecida como a ‘Estrada da Laranja’ pelo fato do município ser o maior produtor de laranja lima do Nordeste, principal fonte de divisas do simpático município.
 
Como não dispõe de um hospital, os moradores da localidade quando necessitam de cuidados médicos são atendidos – em sua maioria – no Hospital Regional São Vicente de Paulo em União dos Palmares. Os pacientes de melhor condição financeira viajam em transporte próprio, mas a maior parte da população recorre as ambulâncias do município que nem sempre estão disponíveis. Na território mundauense existe o distrito de Munguba cujo acesso em época invernosa é precário e até mesmo impraticável para o transporte de veículos.
 
O retrato do abandono
 
Na época da construção da importante unidade surgiu uma polemica acerca de sua localização e foi palco de críticas por parte da imprensa local, porém, a obra foi concluída com o intuito de servir a comunidade. Hoje, inexplicavelmente, o ‘posto de saúde melhorado’ diz bem do pouco caso que as autoridades fazem para com a saúde pública conforme denunciam as fotos desta matéria. Nenhuma autoridade foi encontrada (via telefone) neste domingo para falar sobre o assunto.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário