sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Vereadores voltam a questionar sistema de Saúde em Paraíso



Vereadores voltaram a reclamar da situação do atendimento na área da Saúde em São Sebastião do Paraíso
Foto de ASSCAM
Vereadores voltaram a reclamar da situação do atendimento na área da Saúde em São Sebastião do Paraíso durante o grande expediente da Câmara na sessão de segunda-feira (4/12).José Luiz das Graças, disse estar recebendo grande demanda da população sobre a questão e propôs retomar as discussões antes que comece o recessos de final de ano. Sobre a situação cobrada pelos vereadores, a assessoria de comunicação da Prefeitura informou que "o governo do Estado deve mais de R$ 8 milhões à Prefeitura na área da Saúde e, além disso, não repassa de forma regular os recursos destinados às Unidades de Saúde da Família e para a compra de medicamentos.

"O que mais preocupa é que a justiça não tem dado sentença favorável aos pacientes que estão buscando tratamento e casos graves podem levar ao óbito; nós sabemos o quanto é complicado  questionar a conduta médica e provar que o óbito daquele paciente foi um erro médico", disse Zé Luiz.

O presidente da Casa, Marcelo de Morais, criticou a falta de estrutura para que os médicos possam atender a população com qualidade. "O que um médico precisa para prestar um bom atendimento? De instrumentos para trabalhar. Você sabe exatamente o que passa um médico da UPA que não tem respirador, que tem que ficar usando ambulância como táxi para tirar raio X na Santa Casa, que é um serviço que poderia ser feito dentro da UPA", ponderou Marcelo.

"Vamos nos colocar no lugar de um médico da UPA, ele têm condições de dar resolutividade dos problemas ali dentro? Uma pessoa que está com suspeita de pneumonia, ele tem os medicamentos ali para poder oferecer os primeiros socorros ao invés do paciente ter que ficar ali esperando", questionou.
O vereador ainda criticou a atuação do Ministério Público e da Justiça em relação ao tema. "A atuação do Ministério Público e da Justiça na gestão anterior foi uma, nesta gestão está sendo outra. Não adianta queremos tapar o sol com a peneira. O que está faltando é um pouquinho mais zelo em relação aos recursos públicos e os secretários e o Walkinho aceitarem o que está sendo colocado aqui. O que nós colocamos aqui (plenário) é o que ouvimos da população", completou Morais.


A PREFEITURA

Sobre a situação cobrada pelos vereadores, a assessoria de comunicação da Prefeitura informou que "o governo do Estado deve mais de R$ 8 milhões à Prefeitura na área da Saúde e, além disso, não repassa de forma regular os recursos destinados às Unidades de Saúde da Família e para a compra de medicamentos, ficando à cargo do município arcar com estas despesas. Isto dificulta o bom atendimento à população e, apesar das dificuldades, temos procurado fazer o melhor para todos". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário