terça-feira, 26 de março de 2019

l de Rolândia recebem transfusões trocadas


Dois pacientes do hospital São Rafael, de Rolândia, no norte do Paraná, precisaram ser transferidos com urgência para o Hospital Universitário (HU) de Londrina, na mesma região, porque, segundo denúncia das famílias, receberam transfusões incompatíveis de sangue. .
A situação ocorreu na noite de sábado (23). A ex-mulher de um dos pacientes, Neide Volpato, chegou ao hospital para visitar o ex-marido, José Volpato, de 60 anos, e percebeu que ele não estava bem. Volpato tem câncer de pulmão e precisou receber uma transfusão de sangue porque estava com anemia.
“Acho que depois de uns dez minutos começou a dar reação, achei que era da doença, que ele estava morrendo, porque ele pulava da cama”, conta Neide Volpato.
Segundo a família, as bolsas foram trocadas com as de outro paciente que estava internado no mesmo quarto. Foi a filha desse paciente que percebeu que as etiquetas coladas nas bolsas de transfusão estavam trocadas.
Um documento que os familiares conseguiram com o médico, diz que Volpato tem sangue tipo B positivo, mas recebeu o tipo A positivo. Depois da transfusão, os dois pacientes tiveram uma reação alérgica. A família diz que o erro foi descoberto por acaso.
“Quando estávamos reunidos ali na frente, chegou a filha do senhor Panfilio e disse ‘a vocês que são da família do outro senhor que tomou o sangue errado?’, nós ficamos atônitos. Ficamos se olhando, aí nós descobrimos o que tinha acontecido. É um erro primário, erro de leitura”, enfatiza Emerson Eduardo Seperloni.
A família do outro paciente, Panfilio Visqueti, não quis gravar entrevista. Ele tem 80 anos e faz o tratamento de uma infecção urinária.
Depois do problema ser identificado, os dois pacientes foram transferidos às pressas para o HU, onde passaram o fim de semana em tratamento. Segundo o HU, as equipes médicas estão avaliando os dois casos.
“Liguei para o meu filho e ele falou que, dependendo dos resultados dos exames, o pai dele vai voltar para o hospital São Rafael. Já ficamos preocupados”, afirma Neide Volpato.
Conforme o HU, os dois pacientes estão no pronto-socorro, conscientes, acordados, respirando naturalmente e orientados. Eles ainda estão em avaliação pelas equipes médicas e fazendo exames.
O hospital São Rafael divulgou uma nota se referindo ao episódio como “provavelmente ocasionado por reação na transfusão de sangue” e que o médico de plantão “agiu de forma rápida realizando todos os esforços para o restabelecimento do paciente”.
A diretoria do hospital disse que deseja “que todos os fatos sejam apurados” e que abriu uma “sindicância na intenção de apurar o acontecido e tomar as providências”. O hospital também pediu “desculpas aos pacientes e familiares”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário