quarta-feira, 20 de março de 2019

Mãe denuncia falta de vaga em UTI pediátrica e teme pela vida do filho

Samuel tem apenas seis meses e sofre de hipertensão pulmonar. Internado desde o nascimento, ele precisa ser transferido para uma unidade especializada


A luta de uma mãe para salvar a vida do filho motivou um protesto, na manhã desta segunda-feira (11), no Recife. Internado  desde o nascimento, há seis meses, o pequeno Samuel sofre de hipertensão pulmonar. Por conta da doença, o bebê está entubado, mas não em uma UTI Pediátrica. Segundo a mãe, mesmo com decisões judiciais favoráveis para que ele seja transferido para um hospital com mais suporte para o tratamento, ele continua no Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam), no bairro da Encruzilhada, que só oferece UTI para recém-nascidos.
Familiares e amigos da Ilha do Joaneiro participaram da mobilização em frente ao hospital onde o bebê está internado. “E se fosse a situação do seu filho? Entubado, sem poder se mexer direito, em sofrimento e agonia constantes desde que nasceu. Como é que o Estado gasta milhões na segurança pública do carnaval e não há vaga de UTI pediátrica para o Samuel?”, indagou a mãe, Joana Darc de Oliveira.
Juridicamente falando, quando não há leito de UTI em rede própria ou conveniada, o Estado é obrigado a contratar leito de rede privada, ou seja, em um hospital particular, sob pena de multa e processo criminal. A equipe de reportagem entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde e aguarda o posicionamento oficial do Estado sobre o caso.










Nenhum comentário:

Postar um comentário