Segundo Gladys Nunes todos os itens foram adquiridos com verbas federais
A vereadora Gladys Nunes, de Búzios, denunciou que equipamentos hospitalares, adquiridos com verba federal, pelo município estão guardados, de forma irregular, no porão do Hospital Municipal Rodolfo Perissé. Ainda de acordo com a vereadora, em vídeo publicado nas suas redes sociais, entre os equipamentos há pelo menos 10 cadeiras de rodas novas (sendo uma infantil) que sequer foram patrimoniadas pela Prefeitura. Para ela, todos esses equipamentos deveriam estar no almoxarifado da unidade e não em um porão.
No vídeo, a vereador mostra outros equipamentos amontoados, como macas e até um bebedouro. A vereadora resolveu ir até o Rodolfo Perissé depois de receber denúncia de que o hospital não tinha cadeiras de banhos suficientes para os pacientes e que as pessoas internadas têm que esperar sua vez. Ela disse no vídeo que para os 38 leitos da unidade, há apenas uma cadeira de banho disponível.
"As cadeiras estavam nos plásticos, estocadas, sem uso, que poderiam atender a adultos e até crianças. Deveriam estar no almoxarifado e quando a população faz um pedido por uma cadeira dessas a prefeitura informa que não tem. E no hospital pacientes estão tendo que aguardar para tomar banho por que precisam esperar a liberação da cadeira de banho, pois no hospital existe apenas uma a disposição da população. Isso é um absurdo", disse.
RESPOSTA OFICIAL DA PREFEITURA
Em nota a Prefeitura de Búzios informou que as cadeiras de rodas mais novas foram adquiridas através de emenda parlamentar (recursos federais) para aquisição de equipamentos para serem utilizados apenas nas unidade de saúde municipal. Informou ainda que os modelos de cadeiras de rodas adquiridos foram para pacientes adulto, pediátrico e obeso, que estão sendo distribuídas conforme a necessidade. Segundo a Prefetita, as cadeiras de rodas para adulto e obeso que tem maior demanda, já foram todas distribuídas, porém as para uso pediátrico têm uma demanda menor, por isso ainda estão sendo entregues progressivamente. Ainda de acordo com o município, todos os modelos de cadeiras de rodas estão sendo distribuídos conforme a demanda para uso diário nas unidades de saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário