quarta-feira, 19 de junho de 2019

Menino morre após médicos indicarem resfriado em vez de sinusite

Em poucos dias, infecção se espalhou pelo cérebro do garoto

Infecção se espalhou para o cérebro e causou coágulos sanguíneos
Um menino de 13 anos morreu com uma infecção sinusal semanas depois de os médicos o mandarem para casa. O caso aconteceu em Michigan, nos Estados Unidos. Marquel Brumley se queixava de dores na cabeça e apresentava sintomas que parecia ser um resfriado, com tosse e coriza. Ao ser atendido pelos médicos, foram receitados medicamentos para tratar a infecção viral, mas não havia suspeita de sinusite.

Depois de o menino ter sofrido várias enxaquecas severas e ficar com o lado esquerdo do rosto inchado, os médicos realizaram ressonância magnética e descobriram que se tratava de uma infecção sinusal. O problema é que ela já havia se espalhado pelo cérebro, o que causou múltiplos coágulos sanguíneos, que levaram a derrames.

O menino precisou passar por uma cirurgia no cérebro para remover o pus e recebeu antibióticos intravenosos, uma vez que, com a cirurgia, não foi possível remover toda a infecção. Porém, Marquel não acordou da anestesia e teve a morte cerebral constatada.

O caso serve de alerta, pois muita vezes é difícil diferenciar uma infecção viral ou alérgica de uma infecção bacteriana, já que todas provocam sintomas semelhantes como tosse, dor no rosto e secreção nasal. Os médicos orientam a procurar atendimento sempre que um resfriado durar mais de cinco dias.

Sinusite

Sinusite é a inflamação das mucosas dos seios da face, região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos. Ela pode ser  aguda, quando os sintomas estão presentes por um período inferior a 12 semanas, ou crônica, quando o inchaço e a inflamação dos seios nasais estão presentes por mais de 12 semanas.

Como prevenir

A sinusite pode ser desencadeada por uma série de fatores de risco e, como tal, pode ser prevenida.
  • Evite locais com poluição e fumo de tabaco, que irritam as vias aéreas
  • Controle bem as suas alergias (aos ácaros, pólenes ou pelos de animais)
  • Não coloque os dedos dentro do nariz. As mãos podem estar contaminadas por microrganismos causadores de infeção
  • Se estiver num grupo de risco para a gripe, não se esqueça de tomar a vacina

Reportermt

Nenhum comentário:

Postar um comentário