segunda-feira, 10 de junho de 2019

Prestes a dar à luz, gestante denuncia suposta falta de obstetra no HR de Nova Andradina

Caso foi relatado ao Nova News por familiares da paciente

Familiares das gestantes procuraram o Nova News para relatar possível falha no HR de Nova Andradina - Imagem: Arquivo
Nas últimas horas, familiares de duas gestantes internadas no Hospital Regional Francisco Dantas Maniçoba (HR), em Nova Andradina, entraram em contato com o Nova News para denunciar a suposta falta de médico obstetra para realizar os partos, motivo pelo qual, segundo parentes, uma delas precisaria ser transferida para uma unidade hospitalar em Dourados.

Um dos casos é o da paciente Ana Kelly Ferreira de Araújo, de 34 anos, que estaria na 42ª semana de gestação. Conforme a família, nos últimos dias, ela já havia dado entrada no HR quatro vezes, sendo que, nesta segunda (03), às 10h, ela procurou a unidade apresentando sangramento e contrações, sendo internada. Naquela ocasião, o médico de plantão disse que ela poderia dar à luz a qualquer momento.

Segundo relato, à noite, ela começou a sentir muita dor, dilatação contrações de quatro em quatro minutos. “Me ligaram e disseram que ela seria transferida para Dourados, uma vez que no Hospital Regional não teria obstetra disponível. Nesta hora fiquei desesperada, pois colocar uma gestante praticamente em trabalho de parto em uma ambulância rumo a Dourados é algo muito sério”, disse uma parente de Ana Kelly.

Um parente da gestante disse ao site que, horas depois, já nos primeiros minutos desta terça-feira (04), um obstetra chegou ao HR e realizou o parto. “Graças a Deus a criança nasceu com saúde, mas passamos por momentos de muita agonia e preocupação”, disse um familiar. 

Parentes de Ana Kelly disseram ainda ao Nova News que, durante as idas nos últimos dias ao HR, tomaram conhecimento de que, pelo menos outras duas gestantes, já teriam sido encaminhadas para Dourados, uma vez que, na unidade hospitalar de Nova Andradina não haveria obstetra de plantão para realizar os partos.

Outro caso

Situação semelhante seria a da gestante Greicy Caldeira, que estaria na 40ª semana de gravidez. O esposo, Paulo Cézar, encaminhou uma mensagem ao Nova News na noite desta segunda-feira (03), dizendo que ela foi internada no HR na quinta-feira (30). “Ela está esperando para ganhar a criança há quase uma semana. Uma situação assim deve ser denunciada”, disse Paulo.

Por volta das 08h desta terça-feira (04), o Nova News entrou em contato com Greicy via telefone celular e obteve a informação de que ela segue hospitalizada. “Estou na mesma situação. Até o momento, nada foi feito”, disse ela.

Como a paciente está internada, o contato telefônico entre ela a redação foi bastante rápido, motivo pelo qual não foram coletados mais detalhes sobre seu caso. Também na manhã desta terça (04), a equipe do site tentou entrar em contato com o esposo de Greicy, mas o celular dele estava na caixa postal.

Direção do Hospital Regional

Na manhã desta terça-feira (04), o Nova News entrou em contato, por telefone, com o diretor do Hospital Regional, Nelson Custódio, porém, ele disse que estava participando de uma reunião em Campo Grande e que retornaria a ligação assim que possível.

Já em contato com o diretor administrativo da Fundação de Saúde de Nova Andradina (Funsau-NA) - entidade responsável pela administração do HR -, Valmir Moraes da Silva, ele disse que não tinha conhecimento dos episódios citados, mas que, nas próximas horas, buscaria informações sobre o ocorrido.



Nenhum comentário:

Postar um comentário