A Prefeitura de Eliseu Martins diz que o hospital funciona com recursos do estado que estão atrasados há seis meses. A Secretaria de Saúde afirmou que está elaborando uma proposta de pagamento.
Homem denuncia falta de médico após sofrer acidente e ficar sem atendimento g1.globo.com/bahia/videos/v/homem-denuncia-falta-de-medico-apos-sofrer-acidente-e-ficar-sem-atendimento/7507230/ |
Em um vídeo que circula pelas redes sociais um homem denuncia a falta de médico no Hospital de Pequeno Porte (HPP) do município de Eliseu Martins, Sul do Piauí. As imagens foram feitas na noite de domingo (31), quando a filha e o pai dele foram atendidos na unidade após terem sofrido um acidente de trânsito na BR 135, em que uma idosa de 71 anos morreu no local.
Procurada pelo G1, a Prefeitura Municipal de Eliseu Martins informou que o HPP foi cedido e funciona com ajuda financeira do Governo do Estado, mas que esse recurso está atrasado há seis meses e por isso não há como fazer a contratação de um médico plantonista. Em resposta, a Secretaria de Estado da Saúde comunicou que está elaborando uma proposta de pagamento.
A mãe do homem que faz a denúncia morreu logo após o acidente, na rodovia. "Minha filha está no hospital e não tem um médico. Sentindo dor nos braços, nos joelhos. O Ministério Público deveria tomar providências. Minha mãe está morta, meu pai todo quebrado, minha filha sentindo dor e não tem um médico", diz o homem no vídeo.
homem denuncia falta de médico para atender criança e idoso em hospital no Sul do Piauí |
De acordo com o prefeito de Eliseu Martins, Marcos Aurélio de Araújo, o município enfrenta dificuldades na manutenção do hospital e não tem como manter um médico plantonista. “Eles deram entrada aqui, foram atendidos e medicados pela equipe de enfermagem. Realmente não temos médicos no domingo, porque o repasse do estado está atrasado”, informou.
“Temos feito o máximo possível, mas infelizmente a situação financeira não é fácil. No vídeo mesmo é possível ver a criança sem chorar, com os curativos, mostrando que ela foi atendida. Mas nós dependemos do repasse do estado para poder contratar o médico”, completou o prefeito Marcus Aurélio de Araújo.
Confira a nota da Sesapi:
A Secretaria de Estado da Saúde vem procedendo o pagamento do financiamento relativo ao exercício de 2019 regularmente. Quanto aos atrasos de parcelas de anos anteriores, informa que está elaborando uma proposta de parcelamento a ser apresentada à Associação Piauienses de Prefeitos Municipais (APPM), pois na ultima reunião com a entidade foi negociada a atualização do débito para este exercício 2019 e que será apresentada uma proposta de um calendário de pagamento, a ser definido entre Governo do Estado, por meio desta Secretarias de Saúde e da Fazenda, e APPM.
Frisa-se que o Piauí é um dos poucos Estados que mantém esse financiamento para a Atenção Primária e que mesmo diante das dificuldades pelas quais passa o país, busca alternativa para regularização do débito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário