segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Após denúncia de O Estado, paciente faz cirurgia em São Luís

Ivonete Gomes, segundo familiares, aguardava há mais de dois meses por procedimento no Hospital do Câncer; ela fez a cirurgia na sexta-feira
 
Paciente Ivonete Gomes em maca, esperando atendimento e antes de fazer procedimento cirúrgico
 (Foto: Divulgação)
 
SÃO LUÍS - A paciente Ivonete Gomes foi submetida na sexta-feira, 13, a procedimento cirúrgico que, segundo familiares, aguardava há mais de dois meses no Hospital do Câncer do Maranhão. O Estado denunciou o caso na edição da quinta-feira, dia 12, relatando que ela sofria com um tumor de 25 centímetros de diâmetro no ovário e ainda não tinha conseguido fazer a cirurgia.
 
João Ferreira, acompanhante de Ivonete e que fez a denúncia, destacou a felicidade de ter conseguido resolver a situação, algo que esperaram por tanto tempo. “Estou muito feliz por ela ter conseguido o leito e a cirurgia que está sendo realizada (na sexta pela manhã). Por causa da matéria de O Estado, ela está sendo operada”, enfatizou ele.
 
Na reportagem em que denunciou o caso, João Ferreira relatou que Ivonete Gomes dava entrada pela 15ª vez no Serviço de Pronto-Atendimento do hospital, sempre passando mal, porém, o caso dela não era solucionado. “Chega um momento que nós que somos da família já não sabemos o que fazer”, disse ele, desesperado, à época.
 
O tratamento prosseguirá com a biópsia do tumor e consultas médicas. Ainda segundo João Ferreira, Ivonete Gomes ficou muito esperançosa quando falaram pra ela que ela ia subir e ser internada. “A sensibilidade da equipe do hospital, após a matéria ser publicada, foi muito importante, senão hoje ela estaria em casa novamente na interminável espera. Obrigado a todos”, disse, agradecido.
 
Nota

Em nota enviada a O Estado, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que a paciente Ivonete Gomes da Silva é acompanhada pela equipe multiprofissional do Hospital de Câncer do Maranhão, onde segue internada, com quadro clínico estável.
 
A secretaria esclareceu que a paciente tem sido amparada pelos médicos da unidade, de modo a garantir toda a assistência que o caso exige, seja nas consultas de rotina até o Pronto-Atendimento no Hospital, visando ao amplo acesso ao tratamento da paciente. A nota também confirmava a cirurgia para a manhã de sexta-feira.
 
Saiba Mais
 
Caso Kevilin
 
O Estado também denunciou o caso de Kevilin Sofia, de 1 ano e 4 meses, que aguardava iniciativa do Governo do Maranhão para realizar uma cirurgia para tratar uma cardiopatia considerada grave. Após denúncia feita na edição de O Estado do dia 29 de agosto, a espera chegou ao fim.

No dia 18 de setembro, Kevilin chegou a Recife, onde passou pelo procedimento cirúrgico custeado pelo poder público estadual. A garantia de assistência médica à paciente foi dada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário