Segundo a família, Fábio Benedito Batista da Silva morreu na porta de casa após ser deixado por ambulância.
A Polícia Civil abriu um inquérito para investigar a morte de um homem que morreu após receber alta e ser deixado em casa por uma ambulância da Santa Casa de Machado (MG). De acordo com a família, Fábio Benedito Batista da Silva, de 31 anos, morreu antes mesmo de entrar na residência, na tarde deste sábado (18).
De acordo com o boletim de ocorrência da Polícia Militar, a família de Fábio contou que ele era dependente alcoólico e estava internado desde a última terça-feira (14), mas recebeu alta e foi conduzido para casa. Quando chegou, deixou o veículo e ficou sentado na calçada, onde foi encontrado já inconsciente momentos depois pelos familiares.
Uma equipe do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionada, mas os médicos relataram que quando chegaram ao local encontraram o paciente já sem sinais vitais. A perícia foi acionada e o corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para a realização de uma necropsia.
Em nota, a Santa Casa de Machado afirmou que Fábio “era etilista crônico e estava internado com desidratação, desnutrição, bastante ictérico, com anemia, alterações hepáticas e renal”. Ainda segundo o hospital, a vítima ficou internada por cinco dias e apresentou melhora do quadro clinico, sendo “liberado para tratamento domiciliar e ambulatorial”.
A Santa Casa afirmou ainda que a ambulância é gerenciada pelo hospital, mas todo o custo de combustível e funcionário é administrado pela Secretaria de Saúde através de convênio com hospital.
A Secretaria de Saúde de Machado (MG) informou em nota que a ambulância que levou Fábio até a casa é da prefeitura, mas que a Santa Casa é quem gerencia o seu uso. A nota afirma ainda que o rapaz foi levado de ambulância até o sítio onde morava, na zona rural da cidade, mas como a porteira estava fechada, foi trazido de volta para a cidade.
No trajeto, ele passou mal e chegou a desmaiar. Ele foi levado novamente para a Santa Casa, onde, segundo a nota, não foi recebido pela equipe de enfermagem, que solicitou que o motorista levasse o paciente para a casa. O pai do rapaz pediu, então, que Fábio fosse levado para a casa dele, no bairro Jardim das Oliveiras.
A Secretaria Municipal de Saúde informou, por fim, que um processo administrativo disciplinar será aberto e que as medidas cabíveis serão tomadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário