terça-feira, 27 de junho de 2017

Emergência do Hospital de Bonsucesso está sem médicos há três dias


Cartaz na porta da emergência avisa para a “falta de RH”: não há médicos desde sábado

Cerca de 40 pacientes estão internados na emergência do Hospital Federal de Bonsucesso (HFB) mas, desde sábado, o setor não tem médicos de plantão. Nesta segunda-feira, um cartaz na porta avisa que, “por falta de RH”, a emergência está fechada, ou seja, não pode receber novos pacientes. A situação causa revolta em quem busca socorro e nos famíliares de pessoas que estão ali internadas em estado grave.
 
Apenas profissionais de enfermagem seguem repetindo a prescrição feita por médicos que trabalharam no plantão da última sexta-feira para os pacientes internados na “emergência de lata”, que funciona em contêineres desde 2011, quando o setor do hospital entrou em reforma.
 
— Não há médico para assistir, pedir exames, passar medicação. A enfermagem está repetindo a mesma a medicação de sexta-feira, que foi o último dia com médico. Se algum paciente tiver parada cardíaca, morre sem assistência — relata um funcionário.
 
De acordo com um médico do HFB, a emergência tem capacidade para 30 leitos, mas sempre tem entre 50 e 60 pacientes. Com frequência, doentes são atendidos em cadeiras.
 
Em maio, vistoria realizada pelo Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio (Cremerj) mostrou que, apenas naquele mês, o HFB havia perdido cerca de 30 profissionais da emergência.
 
O EXTRA questionou o Departamento de Gestão Hospitalar do Ministério da Saúde no Rio sobre a falta de médicos na emergência do Hospital de Bonsucesso e publicará a resposta ao recebê-la.

Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário