quarta-feira, 21 de junho de 2017

Prefeitura afasta médico por suspeita de amputar perna errada de paciente que morreu no PS


Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto


O prefeito Emanuel Pinheiro determinou a apuração de um possível erro médico que teria acontecido no Pronto -Socorro Municipal de Cuiabá no final da última semana. Um paciente, identificado como M.A.N., de 46 anos, foi transferido da Santa Casa após uma parada cardíaca, teria passado por um processo errôneo de amputação de uma das pernas. Após a constatação do erro, a outra perna também teve de ser amputada. Ele faleceu no final de semana. O médico responsável foi afastado até o final da investigação.

A declaração da apuração foi feita pelo próprio prefeito no programa ‘Notícia de Frente’, da TV Record, na manhã de segunda-feira (19). Ele disse que iria tomar as providências necessárias para punir o médico.

De acordo com a assessoria da Prefeitura de Cuiabá, foi adotada a providência legal que é possível realizar: “Foi aberto Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar procedimento e o profissional foi afastado da função até o resultado final”, afirmou o Secretário de Comunicação José Roberto Amador ao Olhar Direto.

O paciente, natural de Várzea Grande, tinha diabetes e hipertensão e já entrou no Pronto Socorro em estado grave. Ainda de acordo com a assessoria, o prontuário foi encaminhado para Conselho Profissional para apuração, e “A prefeitura deu toda a assistência à família do paciente, inclusive orientando sobre direitos e encaminhando à Defensoria Pública”.

Veja nota da Prefeitura de Cuiabá:

"A Secretaria de Saúde de Cuiabá e o Hospital e Pronto Socorro (HPSMC) comunicam a abertura de Processo Administrativo Disciplinar (PAD), com pedido de afastamento, do profissional médico responsável pelo atendimento cirúrgico do paciente M.A.N (46), que veio a óbito no último dia no dia 18.06.17, na Unidade de Terapia Intensiva deste Hospital.

Também foram encaminhadas cópias do prontuário médico à Comissão de Ética do Hospital e aos demais órgãos competentes para apuração e esclarecimento dos fatos. A Prefeitura de Cuiabá ressalta que está prestando assistência à família do paciente, prestando orientações sobre seus direitos e encaminhamentos junto à Defensoria Pública do Estado (DPE)".

Olhar Direto

Nenhum comentário:

Postar um comentário