segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Administração de UPA divulga nota sobre caso de paciente de suposto erro médico em Palmeira dos Índios



Unidade de Pronto Atendimento (UPA), de Palmeira dos Índios


Em nota enviada a imprensa nesta quarta-feira (15), o Instituto Diva Alves do Brasil (IDAB) que administra a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município de Palmeira dos Índios, prestou esclarecimentos sobre o atendimento ao paciente José Wellington Tomé Silva, cujos familiares acusaram uma médica da unidade de negligência, pois teria errado no diagnóstico do rapaz.
No texto, a médica e gestora da UPA, Helenilda Canales, esclarece que o paciente foi acolhido, passou por classificação de risco e recebeu o devido atendimento por uma profissional habilitada para exercer a profissão, que cumpriu todos os protocolos de assistência ao trauma.
A gestora afirma também que todos os procedimentos pertinentes ao caso foram empregados pela equipe que atendeu o José Wellington, assim como os cuidados e preservação a sua vida até sua transferência da unidade.
De acordo com as denuncias feitas pelos familiares da vítima, José Wellington foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento de Palmeira dos Índios após sofrer um acidente. Ao chegar à unidade, a médica que fez o atendimento informou que se tratava apenas de um caso clínico. Após transferência para Hospital Regional Santa Rita, o paciente foi diagnosticado com Traumatismo Crânio Encefálico (TCE) e devido à gravidade foi encaminhado ao Hospital de Emergência de Arapiraca, onde, além do TCE o paciente apresentou também perfuração do pulmão e  hemorragia na região do tórax. José Wellington continua internado na hospital de Arapiraca.

Na nota, o IDAB se coloca a disposição para qualquer esclatrecimento e afirma que a instituição está solidária a dor da família do referido paciente.
Leia a nota na íntegra:
" Em atenção à imprensa e à sociedade, em virtude de notícias veiculadas na última segunda-feira (13), o Instituto Diva Alves do Brasil(IDAB), gestor da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dra. Helenilda Canales, do município de Palmeira dos Índios, vem esclarecer que: 
Frente aos fatos divulgados pelas mídias sociais e imprensa local em relação ao atendimento prestado ao paciente J. W. T. S, e em nome de todos os colaboradores desta instituição, estamos solidários com a dor da família. 
Informamos que o paciente foi acolhido na unidade, onde passou por classificação de risco, recebeu atendimento médico, este por sua vez habilitado para o exercício de sua profissão, utilizou medicações e solicitou os exames complementares, conforme protocolo de assistência ao trauma.  
Conforme conduta médica, diante do quadro clínico, o paciente permaneceu em observação até que a estabilidade clínica trouxesse segurança para realizar a remoção e transferência para o Hospital Regional Santa Rita, sendo esta a unidade de saúde referência, segundo a regulação do Sistema Único de Saúde (SUS). 
Enfatizamos que durante a permanência nas instalações da UPA 24 HORAS, todos os procedimentos pertinentes foram empregados pela equipe assistencial, assim como foi preservada a vida do paciente, até que a transferência do mesmo pudesse ocorrer sem oferecer riscos de morte durante a remoção. 
Ressaltamos que a equipe assistencial do IDAB recebe treinamento e capacitação. Como exemplo recente, os profissionais participaram do curso de ACLS (Advanced Cardiovascular Life Support), que promove a qualificação de médicos e enfermeiros para salvar vidas. 
Por fim, pedimos a todos, que em respeito à família, evitem pré-julgamentos em relação ao paciente, como também, ao atendimento médico, para que não façam análise prévia das mais variadas notícias e seus respectivos comentários. Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos que se façam ou que se fizerem necessários junto aos órgãos competentes para o exercício legal da Medicina."

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