domingo, 24 de novembro de 2019

Família aponta negligência médica na morte de bebê em Urucará, no AM

Segundo familiares da criança, mais de cinco bebês já morreram por conta do descaso da equipe médica da unidade hospitalar

Familiares e amigos realizaram uma manifestação em frente à unidade de saúde

Manaus - Com cartazes escritos “Luto por Analú”, “Família pede justiça”, “Descaso em Urucará”, manifestantes se reuniram na tarde de domingo (10) em frente ao Hospital Raimunda Lobato Ferreira, localizado no município de Urucará (distante 241 quilômetros de Manaus) em protesto devido a morte de um bebê. A família da criança aponta negligência médica.

A mãe da criança, Erilane Saides de Souza, de 29 anos, conversou com a equipe do Portal EM TEMPO e relatou o caso. A mulher contou que estava grávida de 8 meses e realizou todo o acompanhamento médico necessário.

Os exames de pré-natal, segundo ela, apontavam que o parto seria cesáreo. Entretanto, após fortes dores, Erilane resolveu ir ao hospital pois achava que estava em trabalho de parto.

“Eu fiz um ultrassom no oitavo mês, no dia 10 de outubro, e no ultrassom constava que eu não iria ter parto normal. Porém na quinta-feira passada estava sentido muitas dores e fui até o hospital, às 7h. O enfermeiro Afonso me examinou e disse para voltar para casa pois não estava na hora do bebê nascer. No dia seguinte acordei com muita dor e voltei ao hospital. Após muita demora, o médico Osvaldo Souza me deu o parecer avisando que meu bebê estava morto”, contou Erilane em tom de tristeza.

Walberson Guimarães, de 26 anos, marido e pai do bebê, conta que não é a primeira vez que uma situação de negligência médica acontece no município. Casos como de Analú são muito comuns em Urucará, segundo ele.

“Só esse ano já é o quinto bebê que morre antes de nascer. No mês passado, meu amigo também sofreu com o descaso que o hospital fez com ele causando a morte do seu filho. A população de Urucará pede por justiça”, declarou Walberson.

Em um vídeo, compartilhado nas redes sociais, familiares gritam por justiça e pedem que as autoridades tomem providência em relação ao descaso por parte da equipe médica da unidade hospitalar. No vídeo é possível ver também o caixão do bebê morto.

Portal EM TEMPO entrou em contato por telefone com o diretor do hospital, Clovis Martiny. Ele informou que iria se reunir, ainda na manhã desta segunda-feira (11), com o secretário de saúde do município, Otávio Braga, para tratar sobre o assunto.

Também por telefone, o secretário de saúde, Otávio Braga, declarou que o fato será investigado, tanto os pais quanto os médicos serão ouvidos e após a apuração do caso tomará as medidas que forem necessárias.

O secretário disse que irá enviar uma nota oficial sobre o caso. A matéria será atualizada após o recebimento do comunicado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário