terça-feira, 26 de novembro de 2019

Médica é afastada após mandar paciente calar a boca em SP; vídeo

Pacientes do Hospital Irmã Dulce, em Praia Grande, reclamaram da demora no atendimento e souberam que as fichas haviam desaparecido. Episódio aconteceu na troca de plantão entre domingo (24) e segunda-feira (25).


Médica é afastada após confusão em hospital em Praia Grande

Uma médica foi afastada do Hospital Irmã Dulce em Praia Grande, no litoral de São Paulo, após se envolver em uma confusão com pacientes por conta da demora no atendimento e mandar um deles calar a boca

De acordo com pessoas presentes no momento do incidente, fichas de atendimento de pacientes desapareceram na troca de plantão, de domingo (24) para segunda-feira (25), e a médica negou atendimento.

A paciente Renata Santos, de 29 anos, foi ao hospital com suspeita de caxumba e gravou o momento em que a médica, aos berros, mandou um paciente calar a boca diversas vezes, bateu na mesa e saiu do consultório. "Ela está errada. Em nenhum momento ele [paciente] xingou ela. Todos estávamos vendo a situação", contou Renata.

Em nota enviada pela assessoria de imprensa ao G1 (leia a íntegra abaixo), o Hospital Irmã Dulce, uma unidade municipal administrada pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), disse que o afastamento da médica foi imediato. Outro profissional da unidade prestou atendimento ao homem que aparece discutindo com a médica nas imagens. O G1 entrou em contato com a médica, mas até a última atualização desta reportagem não houve retorno.

Como ocorreu a confusão


Renata disse que chegou ao hospital no fim da tarde. "Sei que há prioridade para casos mais graves, e vários pacientes passaram na nossa frente", relatou.

Segundo ela, após horas esperando, os pacientes notaram que haviam se passado duas horas e ninguém mais tinha sido chamado. "Abriram a porta da sala do consultório para ver se o médico estava lá, mas estava vazia."

A Renata contou também que, então, os pacientes perguntaram na recepção sobre o motivo da demora. "Nos disseram que os médicos estavam em reunião e que não estavam encontrando as fichas. Nisso, mais pacientes foram chegando e os atendimentos retomaram, com a médica que aparece no vídeo chamando quem havia chegado há pouco tempo." Um dos pacientes teria se revoltado e impedido a médica de realizar novos atendimentos, pois, de acordo com a senha, ele seria o próximo.

"A médica começou a gritar que não iria atendê-lo, mandando ele sair da sala. Ela disse que só iria atender com a ficha, mas eles não encontravam."

Ainda de acordo com Renata, os as fichas de atendimento foram encontradas 20 minutos após a confusão e o atendimento foi retomado.

Médica grita com paciente no Hospital Irmã Dulce, em Praia Grande

Leia abaixo a nota do Hospital Irmã Dulce:


O hospital lamentou o ocorrido e afirmou que não houve recusa de atendimento. O hospital não se manifestou sobre as fichas de atendimento perdidas. Confira a nota na íntegra:

"A direção do Hospital Municipal Irmã Dulce esclarece que a médica envolvida no caso foi imediatamente afastada de suas funções e não atua mais na unidade. O atendimento médico do paciente em questão foi finalizado por outro profissional. Também foi aberta uma sindicância para apurar o ocorrido. Após a conclusão dos trabalhos, as providências cabíveis serão tomadas.

Esclarecemos também que não houve recusa de atendimento. Neste domingo, o hospital registrou uma alta demanda de pacientes, acima do usual, sendo que todos que procuram o serviço são acolhidos e atendidos, passando por Protocolo de Acolhimento com Classificação de Risco para priorização dos casos mais graves. Os casos de menor complexidade podem eventualmente demorar mais para serem atendidos, devido à necessidade de atendimentos emergenciais aos pacientes graves mencionados, porém, ninguém fica sem atendimento no local.

O hospital lamenta o ocorrido, repudia qualquer tipo de violência interpessoal e reforça que sempre orienta seus profissionais a tratar pacientes e acompanhantes com cordialidade e respeito, esclarecendo também que entrará em contato com o paciente e seus familiares, buscando oferecer todo o suporte necessário".



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