Pacientes do Hospital Irmã Dulce, em Praia Grande, reclamaram da demora no atendimento e souberam que as fichas haviam desaparecido. Episódio aconteceu na troca de plantão entre domingo (24) e segunda-feira (25).
Médica é afastada após confusão em hospital em Praia Grande |
Uma médica foi afastada do Hospital Irmã Dulce em Praia Grande, no litoral de São Paulo, após se envolver em uma confusão com pacientes por conta da demora no atendimento e mandar um deles calar a boca
De acordo com pessoas presentes no momento do incidente, fichas de atendimento de pacientes desapareceram na troca de plantão, de domingo (24) para segunda-feira (25), e a médica negou atendimento.
A paciente Renata Santos, de 29 anos, foi ao hospital com suspeita de caxumba e gravou o momento em que a médica, aos berros, mandou um paciente calar a boca diversas vezes, bateu na mesa e saiu do consultório. "Ela está errada. Em nenhum momento ele [paciente] xingou ela. Todos estávamos vendo a situação", contou Renata.
Em nota enviada pela assessoria de imprensa ao G1 (leia a íntegra abaixo), o Hospital Irmã Dulce, uma unidade municipal administrada pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), disse que o afastamento da médica foi imediato. Outro profissional da unidade prestou atendimento ao homem que aparece discutindo com a médica nas imagens. O G1 entrou em contato com a médica, mas até a última atualização desta reportagem não houve retorno.
Como ocorreu a confusão
Renata disse que chegou ao hospital no fim da tarde. "Sei que há prioridade para casos mais graves, e vários pacientes passaram na nossa frente", relatou.
Segundo ela, após horas esperando, os pacientes notaram que haviam se passado duas horas e ninguém mais tinha sido chamado. "Abriram a porta da sala do consultório para ver se o médico estava lá, mas estava vazia."
A Renata contou também que, então, os pacientes perguntaram na recepção sobre o motivo da demora. "Nos disseram que os médicos estavam em reunião e que não estavam encontrando as fichas. Nisso, mais pacientes foram chegando e os atendimentos retomaram, com a médica que aparece no vídeo chamando quem havia chegado há pouco tempo." Um dos pacientes teria se revoltado e impedido a médica de realizar novos atendimentos, pois, de acordo com a senha, ele seria o próximo.
"A médica começou a gritar que não iria atendê-lo, mandando ele sair da sala. Ela disse que só iria atender com a ficha, mas eles não encontravam."
Ainda de acordo com Renata, os as fichas de atendimento foram encontradas 20 minutos após a confusão e o atendimento foi retomado.
Médica grita com paciente no Hospital Irmã Dulce, em Praia Grande |
Leia abaixo a nota do Hospital Irmã Dulce:
O hospital lamentou o ocorrido e afirmou que não houve recusa de atendimento. O hospital não se manifestou sobre as fichas de atendimento perdidas. Confira a nota na íntegra:
"A direção do Hospital Municipal Irmã Dulce esclarece que a médica envolvida no caso foi imediatamente afastada de suas funções e não atua mais na unidade. O atendimento médico do paciente em questão foi finalizado por outro profissional. Também foi aberta uma sindicância para apurar o ocorrido. Após a conclusão dos trabalhos, as providências cabíveis serão tomadas.
Esclarecemos também que não houve recusa de atendimento. Neste domingo, o hospital registrou uma alta demanda de pacientes, acima do usual, sendo que todos que procuram o serviço são acolhidos e atendidos, passando por Protocolo de Acolhimento com Classificação de Risco para priorização dos casos mais graves. Os casos de menor complexidade podem eventualmente demorar mais para serem atendidos, devido à necessidade de atendimentos emergenciais aos pacientes graves mencionados, porém, ninguém fica sem atendimento no local.
O hospital lamenta o ocorrido, repudia qualquer tipo de violência interpessoal e reforça que sempre orienta seus profissionais a tratar pacientes e acompanhantes com cordialidade e respeito, esclarecendo também que entrará em contato com o paciente e seus familiares, buscando oferecer todo o suporte necessário".
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