terça-feira, 5 de novembro de 2019

Grávida de 19 anos perde bebê e família denuncia negligência médica


Ana Claudia Wazlawick, 19 anos, que estava grávida de oito meses, perdeu o bebê no final da noite de domingo, 3, após procurar por atendimento no Hospital Dr. Lauro Reus em Campo Bom por três vezes, desde quinta-feira 31, quando foi medicada e liberada. No domingo à noite, no entanto, ela ficou internada e foi quando constataram que o bebê estava morto.

A família registrou um boletim de ocorrência nesta segunda-feira, 4, logo após a morte da bebê ser confirmada, denunciando negligência médica.

O hospital, por sua vez, informou que foram seguidos os protocolos exigidos pelo Ministério da Saúde e que se tratou de uma eventualidade e que lamenta tristemente a perda sofrida pela família Walzawik

Segundo a família, Ana Claudia começou a sentir dores na quinta-feira, dia 31 de outubro e teria procurado o hospital no mesmo dia e encaminhada de volta para casa.

Nos prontuários e registros de atendimento no Hospital Dr. Lauro Reus, constam os atendimentos realizados com a paciente.  “No dia 31 às 16h30min durante consulta, Ana relatou desconforto local e foi avaliada no setor de obstetrícia do hospital que constatou não haver trabalho de parto. Foram feitos exames obstétricos, detectado movimento fetal, porém sem trabalho de parto. Foi aplicada medicação e orientada para retorno no dia seguinte. A paciente retornou no dia 1º/11 às 16h30min onde foi novamente avaliada pela equipe médica, realizou novo exame obstétrico e recebeu medicação. Nesta segunda consulta registrou-se ainda ausência de dinâmica de parto e batimentos fetais presentes”, informou em nota a casa de saúde.

A paciente teria retornado no domingo, 3, por volta das 21h queixando-se de “não sentir movimentos fetais há 24 horas”. A equipe médica, segundo a direção do Lauro Reus, realizou novo exame imediatamente e constatou não haver movimentos fetais. Ainda segundo a direção técnica do hospital Lauro Reus, “a última ecografia de pré-natal apresentada pela paciente foi na data de 22/07. Há também registro de consulta no mês 09 onde foi solicitada nova ecografia”, diz o documento.

Segundo Ana Cláudia, em entrevista a um jornal da região, o procedimento para o parto ocorreu na madrugada de segunda-feira, 4. No boletim de ocorrência, consta que ela foi medicada com remédios para dormir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário