quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Tratorista acorda da anestesia e descobre que médico operou dedo errado em Barretos, SP

Paciente lesionou dedo anelar com arame farpado, mas cirurgia foi feita no médio. Santa Casa não comentou o caso. Cremesp deverá abrir sindicância para apurar denúncia.


Um tratorista de 50 anos acusa um médico de erro depois que ele teve o dedo médio operado, quando o certo seria fazer o procedimento no anelar. Daniel Mendes de Almeida registrou um boletim de ocorrência contra o profissional da Santa Casa de Barretos (SP) e deve entrar com uma ação indenizatória.

Procurada, a Santa Casa não se pronunciou sobre o caso.

Cirurgia após acidente


Almeida sofreu um acidente doméstico no início de novembro, quando lidava com um arame farpado. Uma ponta penetrou o dedo anelar esquerdo dele e foi prensada pela aliança de casamento. Ele procurou atendimento no pronto-socorro e fez um raio-X, que apontou uma lesão no membro.

Uma cirurgia no tendão foi marcada para o dia 12 de novembro. O tratorista recebeu anestesia geral e diz ter levado um susto ao acordar. “Eu percebi o erro assim que eu entrei no quarto. Eu olhei para o lado e vi que estava errado. Chamei a minha mulher e mostrei para ela que tinha cortado o dedo que não estava com defeito. Eu arranquei a faixa, vi aquele monte de ponto e fui atrás deles [médicos].”

Nova intervenção


Depois de muita reclamação, uma segunda cirurgia foi marcada para o dia 13 de novembro, quando o dedo anelar foi finalmente operado.

No prontuário, o médico responsável não relata o erro. Apenas informa que o terceiro e o quarto dedo do paciente foram operados.

“Eles me disseram que esse dedo [médio] estava com infecção no nervo também. Eu fui operado de novo no dia seguinte e não resolveu nada, só me deixou mais nervoso ainda. Eu estava falando até inglês de tanta anestesia que deram em mim”, diz Almeida.

O tratorista levou 22 pontos na mão e até hoje, três semanas depois das cirurgias, não consegue fechar a mão.

“É muita imprudência deles. Eu que sou analfabeto não faço o que eles fizeram, não. Eu preciso da minha mão para fazer o meu serviço. Nem pegar um rodo para passar no chão eu posso, e eu tenho que ajudar a minha mulher.”

Documentos do atendimento mostram que paciente em Barretos, SP, tinha lesão no dedo anelar da mão esquerda 

Advogado vai pedir indenização


Segundo o advogado do paciente, Felipe Carlos Falchi Souza, toda a documentação obtida na Santa Casa comprova que houve erro médico. Para ele, houve imperícia.

“O raio-x comprova que a lesão só estava no quarto dedo, a ficha do atendimento também. Registramos um boletim de ocorrência por lesão corporal culposa. Vamos fazer uma reclamação no Cremesp e vamos entrar com uma ação indenizatória contra o hospital”, afirma.

O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) informou que ainda não foi acionado sobre o caso, mas que poderá abrir sindicância para apurar se houve indícios de má conduta profissional.



Nenhum comentário:

Postar um comentário