sexta-feira, 3 de agosto de 2018

médicos assistem paciente passando mal em recepção do Hospital Municipal de Salvador

Um paciente passou mal no Hospital Municipal de Salvador, na Boca da Mata, e chegou a ficar caído na recepção da unidade de saúde. Um vídeo enviado ao BNews mostra três profissionais de saúde em volta do rapaz, mas, sem de fato, atendê-lo.




A pessoa que grava o vídeo explica que tinha paciente há mais de seis horas esperando atendimento. “Chama a polícia aí. Os pacientes morrendo, caindo aí e os médicos todos passeando pra lá e pra cá, no celular, no WhatsApp aí. Os médicos não fazem nada”.

Nas imagens é possível ver os pacientes reclamando e os profissionais saindo da recepção, voltando para os consultórios e alguns ficavam de longe observando o paciente caído no chão. Depois de 1 minuto de vídeo, o homem começa a convulsionar e bater a cabeça no chão, mas os profissionais de saúde não ajudam, nem encostam no jovem para socorrê-lo.

Um homem segura os braços do rapaz para tentar acalmá-lo até que uma médica aparece com uma caixa de luvas para atender o paciente.

Além disso, pacientes afirmam que a estrutura do hospital é grande, mas nem todas as salas estão sendo utilizadas, pois falta material humano e produtos básicos para o atendimento.

Em nota enviada ao BNews, o Hospital Municipal de Salvador, administrado pela Santa Casa da Bahia, informou que o paciente procurou a unidade na segunda feira (30) e foi classificado como perfil verde, de menor gravidade, conforme Protocolo de Manchester. O hospital afirmou que W.B.S. foi atendido e medicado às 16h38h. “Sobre o vídeo que chegou ao conhecimento da entidade gestora, a Santa Casa esclarece que o relato do material não corresponde com o real quadro clínico do paciente que, por ética médica, não será trazido à público. A assistência ao paciente foi prestava e o mesmo encontra-se ainda em internação hospitalar, com condição clínica estável”.

Quanto as reclamações sobre a demora no atendimento, a Santa Casa explicou que o Hospital Municipal vem “recebendo um número de pacientes superior a média das demais unidades de saúde da cidade – fator que tem levado à demora no atendimento de pacientes considerados de baixo risco, como exposto também no vídeo, gerando insatisfação entre os usuários”.

O hospital está atendendo a uma média diária de 180 pacientes. Mas, segundo a nota, no dia em que o vídeo foi gravado, foram realizados 235 atendimentos na emergência, o que ocasionou a espera “atípica”.


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