quinta-feira, 30 de julho de 2020

Acompanhante de paciente com coronavírus, internado em hospital particular de BH, denuncia falta de proteção

Denunciante diz está em ala de pacientes com Covid-19 e usa apenas máscara caseira.


Acompanhantes de pacientes internados com coronavírus estão com medo de se infectarem.

O acompanhante de um paciente internado com coronavírus no Hospital Luxemburgo, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, denunciou ao MG1 desta terça-feira (21) a falta de proteção na unidade de saúde.

Segundo o homem, que não quis se identificar, não há nenhuma orientação sobre os cuidados que devem ser tomados.

“Simplesmente, colocou a gente pra acompanhar e pronto. E falou que oferecia, se caso necessário, máscara”, conta.

O local da internação do paciente é uma ala de Covid, onde há outros infectados pelo vírus. O acompanhante afirma que apesar da ala ser considerada como Zona Vermelha, onde é obrigatório estar devidamente paramentado, ele usa apenas máscara caseira.

“Se eles, se os médicos entram aqui, completamente 'parafernados' com óculos, máscara, protetor facial, touca e mais outros protetores aí, porque que eles precisam e eu que fico dentro do quarto o tempo inteiro não tenho que usar?”, questiona.

O denunciante explica que ele está na enfermaria, onde existem três pacientes internados e três acompanhantes, e que para os seis há apenas um banheiro disponível.

O hospital oferece, segundo ele, apenas itens de higienização como sabonete e álcool. E apesar de estar tomando todos os cuidados, ele afirma estar preocupado. “Eu tô tomando todos os cuidados, mas também não nego que o risco é iminente. Eu tô numa ala de Covid”.

O Instituto Mário Penna, responsável pela gestão do Hospital Luxemburgo, disse que a presença de acompanhantes é permitida em caso de pacientes em cuidados paliativos ou idosos, que demandam cuidados especiais.

O hospital informou que caso eles desenvolvam sintomas, são avaliados pela equipe médica. O Instituto ainda reforçou que o setor de ouvidoria continua funcionando para acolher as reclamações de pacientes e acompanhantes, mas que até o momento, nenhum tipo de reclamação deste tipo foi recebida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário