quarta-feira, 8 de julho de 2020

Funcionário público que morreu de covid-19 foi vítima de negligência médica, afirma família

Mesmo com graves sintomas, paciente só foi internado após procurar atendimento médico fora de Arapiraca. Mesmo com graves sintomas, paciente só foi internado após procurar atendimento médico fora de Arapiraca

Familiares do servidor público Flaviano Henrique Mendes Lima, 52 anos, que morreu em decorrência do novo coronavírus na última terça-feira, 30, denunciaram ao Portal Já É Notícia que o servidor foi vítima de negligência médica.

De acordo com a família, Flaviano Henrique era hipertenso e começou a sentir os sintomas do novo coronavírus no último dia 22, quando foi na Unidade Básica de Saúde do bairro Brasília. Segundo a família, a sequência de negligência médica iniciou neste dia. “Ele reclamou das dores, falta de paladar, falta de olfato e a médica que o atendeu receitou um dipirona e o mandou para casa. Não fez o teste do covid-19, não pediu raio-x e não consultou ele corretamente ”, contou o filho de Flaviano.

Na quarta-feira, 24, os sintomas de Flaviano Henrique se agravaram, e ele procurou a Unidade Sentinela da Prefeitura de Arapiraca. O servidor público queixava-se de fortes dores de cabeça, falta de ar, tosse seca, cansaço e estava cuspindo sangue. Os funcionários da unidade fizeram o teste rápido para covid-19, mas o resultado deu negativo. Devido a baixa saturação respiratória, Flaviano foi colocado no oxigênio, mas novamente liberado voltar para casa.

“Apesar da excelente educação dos profissionais da Unidade Sentinela, não foi feito nenhum raio-x, meu pai foi para casa e continuou cuspindo sangue, com a pressão alta e com muita dor de cabeça e com baixa saturação. Ou seja, era um caso de internação.”, desabafou.

Já no dia 26, por volta de 1h da madrugada, a família de Flaviano o levou para o Hospital Regional, onde ele novamente foi colocado no oxigênio e liberado para voltar para casa. “O médico que estava de plantão estava de máscara e falava muito baixo, momento em que meu pai se aproximou dele para tentar escutar e ele pediu para meu pai ficar distante dele. Um médico que está na linha de frente para cuidar de pacientes da covid-19 ter repulsa de chegar perto dos pacientes”.

Ao notar que Flaviano não iria receber atendimento médico adequado, apesar do agravamento de seu quadro de saúde, a família do servidor público o levou para a cidade de Campo Alegre. “O atendimento foi totalmente diferente. Fizeram raio-x em meu pai, fizeram exames para saber como ele estava de saúde e foi constatado que, infelizmente, meu pai estava com 50% do pulmão comprometido e com o sangue coagulando. Ele teve dois edemas e foi encaminhado para o Hospital de Emergência do Agreste, onde infelizmente faleceu, na manhã da última terça-feira, 30”.

Após todo o sofrimento, a família de Flaviano clama por justiça, para que novos casos de negligência médica não ocorram.
“Meu pai era servidor público da Prefeitura de Arapiraca há 30 anos, deixou seis filhos e infelizmente entrou para as estatísticas das vítimas de covid-19. O que fica para a família é o questionamento, quantos pacientes morreram por covid-19, que entraram para a estatística, mas que poderiam estar vivos hoje se conseguissem um atendimento médico adequado?” questionou.

Respostas

Após a denúncia, o Portal Já É Notícia entrou em contato com a assessoria do Hospital Regional que informou não ter nenhuma informação sobre o caso e orientou os familiares a procurar a Ouvidoria do Hospital, através do número: 3522-1622, para que o caso seja apurado.

A redação também entrou em contato com a assessoria da Prefeitura de Arapiraca, mas até o fechamento desta matéria, não obteve resposta.

Já é Notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário