sábado, 25 de julho de 2020

Idosa internada após machucar o joelho é contaminada com Covid-19 em hospital e morre no TO, diz família

Família da paciente, de 84 anos, questiona as ações de prevenção à doença no Hospital Regional de Gurupi. Secretaria de Saúde disse que não é possível afirmar que a paciente contraiu a doença dentro da unidade.


Idosa, de 84 anos, morre vítima da Covid-19 no Hospital Regional de Gurupi

Uma idosa, de 84 anos, que foi internada no Hospital Regional de Gurupi (HRG) após machucar o joelho, morreu na semana passada após ser contaminada pela Covid-19. A família alega que a paciente contraiu a doença dentro da unidade hospitalar e questiona as ações de prevenção ao novo coronavírus dentro do HRG.

A Secretaria Estadual de Saúde disse que não é possível afirmar que a paciente foi contaminada dentro da unidade, já que a transmissão é considerada comunitária.

Tomázia Alves da Paixão deu entrada no hospital no dia 8 junho porque sofreu um acidente doméstico e machucou o joelho. Segundo a família, a idosa iria fazer uma cirurgia, mas não precisou e estava com previsão de voltar para casa. Mas, ela começou a apresentar sintomas e testou positivo para a Covid-19.

"No dia 9 de julho, agora, a gente recebeu a notícia de que ela tinha pego Covid lá no hospital. Aí, transferiram ela para a sala do Covid, a UTI do Covid, e no dia seguinte, dia 10, ela não resistiu, faleceu", contou o sobrinho da vítima, Jeferson Rodrigues.

A unidade hospitalar de Gurupi é referência para as regiões sul e sudeste do estado. Atende mais de 30 municípios. Existem alas exclusivas para tratamento da doença. São 15 leitos clínicos e para casos graves, 10 leitos de UTI, que já estão lotados.


Dona Tomázia chegou a ficar internada, mas o quadro de saúde agravou de forma rápida. "A nossa revolta é em relação à segurança, que segurança o hospital de Gurupi dá aos pacientes? Quais os protocolos que não estão sendo obedecidos? Porque infelizmente foi a minha tia que faleceu no dia 10, será que vai acontecer com outras pessoas que estão lá?", questionou Jeferson.

O que diz a Secretaria de Saúde
A Secretaria Estadual da Saúde informou que a transmissão do novo coronavírus é considerada comunitária no Tocantins e, que por isso, não se pode afirmar que a paciente contraiu a doença dentro do Hospital Regional de Gurupi.

Disse ainda que, apesar de testar positivo para a Covid-19, as causas da morte da dona Tomázia foram as comorbidades que ela já apresentava, antes de dar entrada na unidade de saúde. Na nota, a secretaria também reforça que a paciente recebeu todos os cuidados da equipe multiprofissional da unidade e que segue os protocolos de segurança para evitar a transmissão da doença no ambiente hospitalar.

Mulher morre após receber alta
Essa não é a única polêmica envolvendo a unidade. Uma mulher de 60 anos morreu vítima de Covid-19 em Araguaçu, na região sul do estado, horas após receber alta da UTI do Hospital Regional de Gurupi. O filho de Angelina Macedo de Farias contou ao G1 que a mãe tinha ficado intubada por 11 dias e mesmo estando muito debilitada foi transferida para o hospital da cidade que não é referência no tratamento de coronavírus.

Um vídeo feito na tarde de terça-feira (14) mostra o momento em que a mulher sai do Hospital Regional de Gurupi. Nas imagens, Angelina Macedo aparece bastante debilitada. Segundo a família, ela morreu menos de uma hora após enfrentar a viagem de 190 quilômetros entre Gurupi e Araguaçu.

"Ela estava totalmente sem condições de sair de lá, de ter alta. Nós tentamos impedir, como está no vídeo, mas sem sucesso", contou Núbia Macedo, filha da vítima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário