sexta-feira, 3 de julho de 2020

Paciente afirma que teve atendimento negado no Hospital de Campanha do Anhembi 'por causa de sobrepeso'

Funcionário do hospital reclamam de cancelamento de plantões e demissões.


Paciente com sobrepeso não consegue tratamento no Hospital do Anhembi


Uma educadora social afirma que teve atendimento no Hospital de Campanha do Anhembi negado, porque o local não tinha camas que suportassem pessoas com mais de 90 kg.

Josi Luiza Berssanin contraiu o novo coronavírus no início de junho e foi atendida em uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) em Pirituba, na Zona Oeste da cidade de São Paulo. Como precisava ser internada, ela conseguiu uma vaga no Hospital de Campanha do Anhembi e, quando chegou no local, foi informada de que a unidade não tinha condições de atender obesos.

Ela mandou uma mensagem para irmã avisando que precisou voltar para a UPA, porque as camas do hospital não suportavam uma paciente com mais de 90 kg.

"Durante essa espera, começa um desespero, porque eu fiquei no oxigênio. O oxigênio não dura muito dentro da ambulância e foi conseguido que eu passasse lá para dentro. Aí, foi feita a triagem e durante a triagem eles disseram que não poderiam ficar comigo. A enfermeira que estava lá disse que não podia ficar comigo por causa do sobrepeso", afirma Josi.

Os sintomas pioraram e ela precisou ser internada com rapidez, mas só conseguiu vaga no Hospital de Pirituba -- onde ficou internada durante dez dias. Ela recebeu alta médica no dia 18 de junho.

"É uma situação humilhante. É humilhante você saber que a doença é grave, que eu estava piorando, eu sentia que meu corpo estava piorando, mas ficava a ver navios."

A prefeitura afirmou que os hospitais municipais têm estrutura para atender todos os pacientes, independente da estrutura física. A Josi não atendia aos critérios para permanecer no Hospital do Anhembi e foi acolhida no Hospital Municipal de Pirituba, acompanhada pela equipe médica.

Já a SPDM, uma das administradoras do hospital, afirmou que o hospital tem critérios para receber pacientes por causa da estrutura física e do perfil de atendimento e que a unidade é para casos de baixa e média complexidade e Josi apresentava um quadro de saúde com comorbidades.

O Hospital de Campanha do Anhembi começou a funcionar no dia 11 de abril e já recebeu mais de 3,6 mil pacientes. O local tem capacidade para 1,8 mil leitos, mas o número de internados cai a cada dia.

Nesta segunda-feira (22), o hospital tem 238 pacientes internados -- sendo 227 em leitos de enfermaria e 11 pessoas nos leitos de UTI.

Estrutura do hospital


Por causa da queda no número de pacientes, as duas organizações sociais que administram o hospital estão fazendo uma readequação no quadro de funcionários. Médicos plantonistas estão sendo dispensados e alguns profissionais reclamam de falta de informação.

Alguns funcionários afirmam que cancelamento de plantões acontecem em cima da hora.

uma funcionária que não quer se identificar reclama da falta de transparência. "Eles estão retirando os médicos da escala sem nenhuma avaliação prévia, sem aviso. Simplesmente te avisam por What'sApp que você não está mais no plantão da semana ou até do mês que vem."

Em nota, o IABAS, que administra parte do hospital, confirmou a readequação de funcionários por causa da queda nas internações e disse que segue a proporção de profissionais por pacientes recomendada pela Anvisa. A SPDM negou alterações nas escalas e no quadro de médicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário