quinta-feira, 23 de julho de 2020

Funcionários fazem B.O. por falta de estrutura em hospital


Denúncia de falta de médicos e precarização do trabalho foi parar na delegacia em Americana
Profissionais denunciam precarização no Hospital Municipal

Profissionais de saúde que trabalham no Hospital Municipal de Americana oficializaram na Polícia Civil a denúncia contra a falta de estrutura para atendimento de pacientes contaminados com a covid-19.  

Segundo os servidores, não há médicos suficientes para o atendimento, que acumula pacientes e até corpos, sem a liberação por falta de médicos. A falta de profissionais afeta diretamente a população, que tem apenas o hospital como única alternativa para o tratamento da doença na cidade. 

De acordo com a denúncia de uma técnica de enfermagem, o plantão do último final de semana contava com oito pacientes entubados com covid-19 em estado crítico, e nenhum médico ou enfermeiro para o atendimento dos pacientes, que necessitam do cuidado intensivo. Segundo a funcionária, o trabalho era feito por técnicos.  

"Tinha apenas três técnicos de enfermagem, o que é totalmente insuficiente para prestar os cuidados. Não tinha enfermeira nem médico especializado", disse. Segundo a técnica, o hospital realocou um médico do ambulatório para atender os pacientes, o que é considerada uma ação de risco. 

A técnica ainda declarou que o hospital mantinha dois corpos de pacientes, que não eram removidos para o necrotério por falta de médico para assinar o atestado de óbito.

"Tinham dois óbitos, um desde às 11h, outro desde às 14h, que não foram removidos porque na sexta-feira, no dia inteiro, não tinha médico para assinar", afirmou. Segundo a diretora do Sindicato dos Servidores Municipais, Isabel Santos, o procedimento de liberação é para ser algo rápido e automático. 

Em entrevista, a diretora do sindicato ainda confirmou as denúncias dos profissionais, e afirmou que situação está assim faz tempo, e que o caso é mais preocupante quando se trata do atendimento por covid-19.  

"Especificamente na sala de covid, isso já vem acontecendo há duas semanas. São duas semanas sem médico fixo na unidade" declarou .

OUTRO LADO

Procurada, a Prefeitura de Americana disse que notificou a empresa responsável pela administração do hospital, e que o contrato foi rescindido e será substituído pela segunda colocada no processo de licitação, a partir dos próximos dias.  

A Administração ainda afirmou que contratou uma empresa para cuidar da escala dos médicos para o pronto atendimento covid-19, e para os casos mais graves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário