quinta-feira, 23 de julho de 2020

Prefeito de Duque de Caxias, no RJ, ameaça demitir quem denunciar más condições de hospital

Washington Reis qualificou denúncias como 'mentiras'. Funcionários estão há dois meses sem receber; pacientes também criticam qualidade do atendimento.


Profissionais de saúde do Hospital de Saracuruna, em Caxias, seguem
 com salários atrasados

O Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias, é alvo de críticas de funcionários e pacientes pela qualidade de atendimento. O prefeito da cidade, Washington Reis, ameaçou demitir quem denunciar as más condições, que chamou de mentiras.

"Eles (funcionários) já estão tranquilos. Eu estou aqui no hospital todos os dias. Você não pode pegar uma pessoa isolada, que não mostra o rosto, se mostrar o rosto eu mando embora. Se eu tiver uma pessoa denunciando mentiras, eu mando embora", disse ao RJ1.

A paciente Rosana chegou ao hospital às 6h com febre e passando mal. Foi atendida somente às 10h e orientada a voltar pra casa.

Funcionários estão sem receber há quase dois meses. A unidade era gerida pela Organização Social Iabas, contratada pelo governo do estado, e passou a ser gerida pela Prefeitura há uma semana.

Os profissionais de saúde estão com medo das mudanças. Em comunicado, o município diz que quem está de férias ou de licença maternidade volte no próximo plantão.

Um grupo de funcionários procurou a reportagem do RJ1 para denunciar os problemas da unidade.

"Eu estou há 8 anos aqui dentro, não é oito dias não, isso é um absurdo. Agora a prefeitura vai entrar e a gente vai ficar como aqui dentro? Tem uma resposta para dois meses sem salário? Ninguém paga minhas contas. Estou trabalhando desesperada aí dentro. Quase morri! Peguei covid, quase morri e todo mundo tá aqui, eles estão acovardando o povo aí dentro, estão coagindo, eles estão nos coagindo, estão dizendo que quem dá entrevista vai ser mandado embora, quem falar vai ser mandado embora", denunciou.

"Eu só quero o que é meu: levar o alimento pra minha família", diz outro profissional.

Eles dizem também que nos novos contratos não haverá benefícios como passagem, fundo de garantia e adicional de insalubridade. O prefeito nega. "(Vão receber) tudo o que a lei garante".

Prefeito pegou Covid-19


Washington Reis criticou as medidas de distanciamento social no início da pandemia e defendeu a manutenção de igrejas abertas, ao dizer que "a cura viria de lá". O prefeito foi diagnosticado com Covid-19 e foi internado num hospital particular da capital, onde foi curado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário