domingo, 19 de julho de 2020

Hipertensa com suspeita de Covid-19 denuncia que saiu do Hospital de Campanha sem fazer o exame

Mulher, de 53 anos, disse que passou mal, mas, ainda assim, saiu do local sem saber se está contaminada

Hospital de Campanha funciona nas dependência do AME

Uma mulher, de 53 anos, denuncia descaso e uma suposta conduta inapropriada de uma atendente do Hospital de Campanha de Sorriso (HC) - que funciona nas dependências do Ambulatório Multiprofissional Especializado (AME). A moradora de Sorriso, que é hipertensa, afirma que apesar de o marido estar contaminado com o novo coronavírus e de passar mal na última sexta-feira (10), saiu da unidade sem ser submetida ao exame para detectar a Covid-19.
Segundo a mulher, tanto ela quanto o marido – que continua com Covid-19 – fazem parte do grupo de risco por terem hipertensão. Ela afirma que não estava bem de saúde na sexta-feira e, por isso, foi ao HC acompanhada do marido, mas ele não entrou na unidade.
Ainda segundo ela, uma mulher responsável por distribuir as senhas e inserir os nomes dos pacientes na lista de atendimento, “foi grosseira” e alegou que o atendimento seria priorizado aos idosos.
Apesar de explicar que não queria ser atendida antes de nenhum outro paciente e que apenas desejava passar pelo médico e fazer o exame quando fosse oportuno, a mulher declarou que teve o atendimento negado pela atendente, que alegou que a senhora "estava bem de saúde".
A filha da mulher que supostamente teve o atendimento recusado no Hospital de Campanha de Sorriso informou ao Portal Sorriso que a mãe dela não estava conseguindo se manter em pé. "Isso é inadmissível. Deixaram a minha mãe sentada num canto. Ela viu que o nome dela não foi colocado na lista. Ao ser questionada, a atendente [do HC] disse que a minha mãe era nova e estava muito bem de saúde e seria dada prioridade para os mais velhos. Apesar de ser uma senhora, minha mãe disse que não queria passar na frente de ninguém, mas precisava ser atendida porque o esposo foi testado positivo e não estava se sentindo bem”.
Ainda segundo ela, a atendente do HC foi grosseira com a mãe dela na tarde da última sexta-feira. “Essa moça foi desumana ao dizer: ‘eu quero ver quem vai fazer eu colocar o nome dela na lista. Ela não vai ser atendida aqui hoje’”.
A senhora de 53 anos teve a temperatura aferida no Hospital de Campanha, mas saiu do local sem saber se está com Covid-19. “Não fizeram o teste. Ela foi embora, depois passou na farmácia e se automedicou. Isso é uma vergonha. A gente, que mora nessa cidade há 29 anos, nunca sofreu um descaso desse. É um erro grave da administração. Como colocam um tipo de pessoa dessa para trabalhar? Até ontem, minha mãe estava com mal-estar e perdendo um pouco do olfato”, disse a filha, acrescentando que a mãe dela corre o risco de estar contaminada com Covid-19, mas sem o diagnóstico.
Outro lado
Procurada, a assessoria da Prefeitura de Sorriso informou que a mulher que reclamou do atendimento no Hospital de Campanha deve formalizar a denúncia por meio da Ouvidoria Municipal pelo telefone 0800 646 0638. Veja a nota enviada na íntegra logo abaixo:
A Secretaria de Saúde e Saneamento esclarece que todos profissionais são orientados ao acolhimento humanizado dos usuários, mas se por uma situação o usuário entender que não foi atendido como deveria, o mesmo poderá fazer uma ouvidoria narrando o ocorrido, que a situação será apurada. O número da Ouvidoria Municipal é 0800 646 0638, ou direto no site de Prefeitura de Sorriso (clique aqui).
Com relação ao atendimento à saúde nesse período de pandemia, a Secretaria reforça que abriu duas unidades para atendimento a Síndromes Respiratórias, uma no Bairro São Matheus e outra no Bairro Jardim Carolina. Além dessas, o Hospital de Campanha passou funcionar com atendimento 24 horas, disponibilizando quatro equipes médicas no período diurno, quatro equipes médicas no período noturno e duas equipes médicas atendem da meia noite até às 7h. Essas mudanças têm como objetivo atender a grande demanda nesse período crítico de pandemia e não deixar ninguém sem atendimento.
Também foi montado dentro do Hospital de Campanha um ponto de entrega do Kit covid-19, que é fornecido gratuitamente pela Prefeitura de Sorriso, trazendo agilidade aos pacientes que recebem a receita médica e já retira o medicamento. O Hospital de Campanha tem hoje 10 pacientes internados recebendo acompanhamento 24 horas, e realiza, em média, 200 atendimentos diários de pacientes com sintomas da Covid-19. A Secretaria não tem medido esforços para realizar o atendimento a todos que procuram presando sempre pelo atendimento humanitário e pela equidade.


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