Hospital afirmou que vai abrir um procedimento interno para apurar os fatos
MARÍLIA - Uma idosa de 75 anos morreu nesta quinta-feira (19) no Hospital das Clínicas de Marília (SP). A família afirma que ela teve o pulmão perfurado durante um procedimento médico. O Hospital das Clínicas informou que determinou a abertura de um procedimento interno para apurar os fatos.
Segundo as filhas da idosa, Marta Maria Alves Vera, ela foi internada com inflamação no intestino e anemia. O quadro teria se agravado depois que o pulmão da idosa foi perfurado durante um procedimento para colocar um cateter cardíaco.
“Chegamos lá e o médico, na maior cara limpa, disse: ‘Foi um acidente, perfuramos o pulmão da sua mãe’, como se fosse comum. Isso não se faz com um ser humano”, afirma Marília Vera Alves, filha da idosa.
Inicialmente, a família registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil como lesão corporal culposa e, depois, com a morte da idosa, como homicídio culposo, quando não há intenção de matar.
Na declaração de óbito, a morte foi registrada como indeterminada.
A Polícia Civil vai investigar o caso e já requisitou o laudo do Instituto Médico Legal que deve apontar a causa da morte.
Em nota, o Hospital das Clínicas informou ainda que a idosa deu entrada na Unidade de Urgência no dia 14 de julho com quadro clínico grave, acometida por pneumonia associada a intensa desidratação.
Segundo o hospital, foram realizados diversos procedimentos para reverter quadro clínico, entretanto, diante do agravamento, a paciente foi encaminhada à Unidade de Terapia Intensiva. Mesmo com todos os procedimentos, o quadro continuou se agravando, impossibilitando a reversão desta situação, culminando com o seu óbito na noite desta quinta-feira, dia 19 de julho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário