Suspeita é que o procedimento tenha sido mal executado e causado perfuração; o laudo ainda será investigado
Beneficência Portuguesa |
Um idoso, de 84 anos, que não teve o nome divulgado, morreu no último sábado (18) enquanto estava internado no hospital Beneficência Portuguesa, em Ribeirão Preto, para tratar problemas de ressecamento intestinal. O óbito pode ter sido causado por erro médico.
De acordo com informações do boletim de ocorrência, o homem precisou passar na terça-feira (15) por um procedimento conhecido como 'lavagem', após dois dias aguardando uma vaga.
Ao sair, teria dito à filha, que não pôde acompanhar a execução do exame, que tal foi realizado por trás. As dores fortes e queda da pressão arterial tomaram conta da noite.
Ainda segundo o BO, no dia seguinte, o médico responsável foi comunicado pelo próprio paciente de seu mal-estar e maneira com que o processo foi feito, deixando o especialista preocupado. "Quem cometeu esse erro vai ter de pagar", teria dito.
Demora no ultrassom
Para a Polícia Civil, a filha do idoso disse, ainda, que ao menos três tentativas de ultrassom foram feitas na sexta-feira (17), sem sucesso. A falta de líquido na bexiga teria sido o motivo, alertando a equipe a um caso de insuficiência renal.
Na quarta vez, o paciente teria deixado vazar líquido pelo ânus e passado a se queixar interruptamente de dores.
Ele chegou a ser encaminhado às 4h de sábado ao PA (Pronto Atendimento), pois não havia vaga na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), e acabou não resistindo aos ferimentos causados por uma possível perfuração. O erro teria ocorrido no exame de lavagem, porém, as suspeitas serão apuradas.
Consta na certidão de óbito do paciente que morte foi causada por choque séptico, peritonite e perfuração no reto-HAS.
Outro lado
ACidade ON questionou a Beneficência Portuguesa sobre o caso, mas, até a publicação desta matéria, não obteve retorno. O contato da família também não foi divulgado. A Polícia Civil vai investigar a ocorrência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário