Além da negligência sofrida na unidade, o Samu se recusou a buscar o paciente, conforme os familiares
Caso ocorreu na
segunda-feira (6), no Pronto Atendimento Cosme e Silva, no Pintolândia
- Arquivo/Roraima em Tempo/Edinaldo Morais
Familiares de um paciente, 32
anos, com suspeita de coronavírus procuraram a reportagem para denunciar
uma médica que recusou atendimento no Pronto Atendimento Cosme e Silva,
zona Oeste de Boa Vista, na segunda-feira (6).
Conforme a prima do paciente, ele faz parte do grupo de risco, pois
sofre de asma, doença crônica respiratória. Além da negligência sofrida
na unidade, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) se recusou
a levá-lo e buscá-lo devido aos sintomas mencionados pela família,
segundo a denúncia.
"Após descrevermos que ele estava com falta de ar, vômito, diarreia e
febre, o atendente do Samu se recusou a prestar socorro. Então, o
levamos ao Cosme e Silva e lá, para nossa surpresa, também se negaram a
atendê-lo. A médica disse que o Samu não deveria encaminhar meu primo
para o posto de saúde, sendo que era uma solicitação dela", denunciou.
De acordo com a família, o paciente foi levado na carroceria do carro
ao posto mais próximo e recebeu diagnóstico de crise respiratória. Ele
fez ainda o teste rápido e o resultado foi negativo.
"Ele veio para casa com a orientação de ficar em isolamento. Em três
dias deve retornar para fazer outro teste. Mesmo assim, gostaríamos de
denunciar a negligência, pois outras pessoas podem precisar de
atendimento e todo esse despreparo pode levar a morte de muitos. É
inaceitável", declarou a mulher.
A família informou que irá denunciar formalmente a unidade e os profissionais pelo ocorrido.
COVID-19
O Governo de Roraima informou, na noite de ontem (7), que o estado tem 49 casos confirmados de coronavírus.
Até o momento, Roraima teve 221 notificações para a Covid-19, de acordo
com os critérios de definição do Ministério da Saúde. Desse total, 30
são suspeitos, 142 descartados e 49 confirmados.
CITADA
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o paciente foi
atendido no Pronto Atendimento Cosme e Silva e foi orientado a procurar o
Pronto Atendimento Airton Rocha, que funciona no mesmo prédio do
Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento, que é unidade hospitalar referência no atendimento aos pacientes vítimas do novo coronavírus.
A secretaria ressaltou que a remoção de urgência do paciente só
ocorreria caso o mesmo apresentasse franca insuficiência respiratória, o
que não foi o caso apresentado durante o atendimento.
"É importante esclarecer que aquele paciente que não possui indicação
de internação e que apresenta sintomas leves da Covid-19, deve procurar
uma unidade básica de saúde, para adotar os procedimentos necessários,
como isolamento social e acompanhamento pela equipe do posto de saúde",
explicou a Pasta.
De acordo com a Sesau, atualmente o estado dispõe de uma equipe
estadual do Samu exclusiva para atendimento aos pacientes vítimas de
Covid-19, por meio do telefone 192.
"Essa equipe é composta por todos os profissionais necessários para
prestar o atendimento aos pacientes que apresentem quadros leves e
graves. Os profissionais apoiam os municípios que integram a rede do
Samu", sintetizou.
Conforme a Pasta, a Central de Regulação segue um protocolo interno
onde é recebida a ligação, registrada as informações do paciente e
encaminha ao médico regulador, que faz uma entrevista e se for suspeita
de Covid-19 orienta sobre o que deve ser feito.
"Caso seja identificado que o paciente apresente caso leve com
sintomas, ele é orientado a procurar a unidade básica de saúde mais
próxima e caso se enquadre em um caso mais grave, com alguma patologia
que o enquadre no grupo de risco e apresentar dificuldade respiratória, o
médico regulador imediatamente aciona a equipe do Samu, que fica à
disposição para casos graves", finalizou a Sesau.
Roraimaemtempo
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