Paciente estava com pressão alta e glicose alterada, mas não apresentava sintomas da Covid-19
Uma idosa de 65 anos precisou de
atendimento médico na tarde dessa terça-feira (14), no Pronto
Atendimento Cosme e Silva, no Pintolândia, zona Oeste de Boa Vista, mas a
médica de plantão se negou a atender e a encaminhou para o Hospital
Geral de Roraima (HGR). A paciente é hipertensa e tem diabetes.
"Isso é negligência médica, pois minha mãe não estava com nenhum
sintoma do coronavírus e ela foi encaminhada para onde só estão
atendendo pacientes com esta doença. Ela é do grupo de risco e optei por
trazer aqui por acreditar em uma menor exposição, então, o que custava
ela ser atendida? A médica ainda disse: vai passar mal em casa", citou a
filha da paciente, ao afirmar que caso ocorreu ainda na triagem.
Ela informou que a mãe estava com a pressão arterial alta e a glicose
alterada, além de ter sentido as mãos e o corpo tremendo. "Minha mãe
não estava gripada. Ela tem diabetes e só quem tem um familiar assim,
sabe que a luta é constante. Eles não tiveram nenhum tipo de
consideração. Total falta de respeito, empatia e amor", declarou a
mulher. Ela disse ainda que a idosa está há três semanas em isolamento
social.
A filha da idosa relatou que chegou por volta das 17h no local e logo
foi atendida na triagem, porém a equipe médica não se dispôs a ajudar e
concluir o atendimento, com aplicação de medicamentos. "Nós estávamos
acompanhando a pressão e a glicose, avisamos à médica, só que ela fez o
encaminhamento para o HGR. Com a saúde debilitada, ela teve tosse, mas
normal, e febre interna, mas dentro do quadro clínico e não de
Covid-19", concluiu.
OUTRO CASO
No início do mês, o Roraima em Tempo recebeu uma denúncia sobre a mesma situação, onde a médica de plantão do Cosme e Silva teria se negado a atender um paciente. Conforme a prima do paciente, ele faz parte do grupo de risco, pois sofre de asma, doença crônica respiratória.
Além da negligência sofrida na unidade, o Serviço de Atendimento
Móvel de Urgência (Samu) se recusou a levá-lo e buscá-lo devido aos
sintomas mencionados pela família, segundo a denúncia. A família
informou que irá denunciar formalmente a unidade e os profissionais pelo
ocorrido.
SAÚDE
Em nota, a direção do Pronto Atendimento Cosme e Silva (PACS)
informou que a paciente deu entrada na Unidade Hospitalar com quadro de
hiperglicemia, por estar com a glicose alta, apresentando sintomas
respiratórios alterados.
"A paciente foi orientada a procurar o HGR, por ser a unidade
referência para o tratamento de pacientes sintomáticos respiratórios,
conforme reorganização dos fluxos, para garantia do atendimento adequado
à população", citou trecho da nota.
A direção da Unidade ressaltou que todas as orientações foram
prestadas para a família e que toda a equipe está orientada a seguir os
protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS), para que a
população receba o atendimento de forma adequada e digna.
REFERÊNCIA
Diante da pandemia do coronavírus, o
Pronto Atendimento Airton Rocha, no Hospital Geral de Roraima (HGR),
passou a ser Referência em Atendimento de Sintomáticos Respiratórios. Dessa forma, recebe apenas pacientes com doenças respiratórias.
Além da transferência de pacientes, a Sesau criou uma unidade
semi-intensiva no Hospital das Clínicas, para dar maior rotatividade e
dar apoio ao Cosme e Silva. Somente os pacientes em quadro grave de
saúde ou com necessidade de cirurgia devem ser encaminhados para o HGR.
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