Na última semana, o Jornalismo Santana FM mostrou um caso de uma moça que desmaiou inúmeras vezes no Pronto-Socorro do Hospital Manoel Gonçalves e alegou não ter sido atendida adequadamente. Desde então, várias pessoas se manifestaram em nossas redes sociais, afirmando terem passado por situações semelhantes. A estudante S. M., de 22 anos, estava aguardando atendimento no local no dia do ocorrido e afirmou que infelizmente, ela não foi a única.
“Eu fui pro hospital porque estou com intoxicação alimentar e fiquei lá de 13h até 21h sem atendimento, sentindo dor, sem medicamentos, sem ser atendida, sem nada… E enquanto eu estava lá, outra mulher desmaiou e quem ajudou foi a população. O jeito está sendo procurar hospital das cidades vizinhas já que o daqui não está dando suporte suficiente para a população. Infelizmente aqui está muito desleixado, um pessoal sem educação… Tá bem complicado. Mas vou fazer o que? Só me restou ir embora, continuar sentindo dor e procurar ajuda no dia seguinte” desabafa.
No último dia 3 foi feito um acordo entre a Secretaria de Saúde e o Hospital Manoel Gonçalves para agilizar o atendimento no Pronto-Socorro. O mesmo prevê a otimização do atendimento a partir de encaminhamento de pacientes com quadros menos graves a uma das 22 unidades mantidas pela Secretaria, por meio da Atenção Primária, em todas as regiões, ou ao Posto Central. No entanto, não será negada assistência aos pacientes que optarem pelo atendimento no Pronto-Socorro. Mesmo assim, o acordo dividiu opiniões nas redes sociais dos itaunenses.
Em resposta à matéria veiculada pelo Jornalismo Santana FM, a Dra. Silvia Oliveira Gomes, médica responsável pelo atendimento da paciente Maísa afirmou que como de costume a demanda por atendimento estava alta, com várias fichas amarelas e verdes.
“Eu estava realizando um atendimento, quando uma das pacientes que ainda não havia sido triada, se sentiu mal e desmaiou. Rapidamente os funcionários da portaria prestaram ajuda levando uma maca e já colocaram a paciente deitada e encaminharam para dentro do hospital. Fui até a paciente e pedi para a triagista avaliar e me informar seus dados vitais. Foi classificada como amarela, retomei meu atendimento que havia interrompido e logo após fui atendê-la. No momento do atendimento, a paciente estava nervosa, com as mãos endurecidas e relatou episódios de desmaios recentes, após crises de ansiedade. A pressão arterial dela estava normal e a frequência cardíaca normal, mas solicitei um eletrocardiograma para descartar alterações cardíacas e Diazepam para ansiedade. Mais tarde reavaliei a paciente e ela relatou melhora do quadro. Orientei e expliquei sobre quadro de ansiedade, que é uma doença como hipertensão e diabetes que precisam de acompanhamento e tratamento. O tempo que a paciente ficou em observação, ela não apresentou novos episódios de desmaio e outras queixas. Então a orientei a procurar um médico especialista e se ocorrer nova crise retornar ao hospital. Paciente estava tranquila, lúcida e orientada, acompanhada por um homem. Após alta, foram embora bem orientados e sem queixas” garantiu.
O Plantão 24 Horas funciona nas dependências do Hospital Manoel Gonçalves, sob a responsabilidade da Prefeitura, que, em novembro de 2017, terceirizou a gestão da unidade, por meio de contrato com a Casa de Caridade, visando melhorias no atendimento. A mudança teve reflexos muito positivos em relação à qualidade da assistência aos usuários. Ao mesmo tempo, o número de atendimentos na unidade aumentou significativamente. São mais de cinco mil pessoas atendidas mensalmente e em alguns períodos, como em março e maio de 2018, foram contabilizados mais de 6,1 mil.
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