terça-feira, 23 de outubro de 2018

Funcionário diz que há pacientes em cadeiras há quase um mês no Hospital Federal de Bonsucesso, no Rio

Segundo a denúncia, profissionais precisam escolher quais pacientes recebem tratamento porque 'falta tudo' no local. Direção do hospital nega falta de material e insumos.
 
Pacientes sofrem em cadeiras do Hospital de Bonsucesso
 
Depois que o Bom Dia Rio desta quinta-feira (18) exibiu reportagem ao vivo mostrando o drama de pacientes internados em cadeiras de plástico no Hospital Federal de Bonsucesso, Zona Norte do Rio, um funcionário da unidade apresentou novas denúncias. Ele enviou um e-mail afirmando que há pacientes há quase um mês em macas, e sem tratamento na emergência, inclusive alguns acometidos por câncer.
 
Na reportagem mostrada pelo Bom Dia Rio, pessoas com doenças graves aparecem internadas sem leito. Alguns juntam cadeiras para improvisar a cama e as forrando com papelão para ter um pouco mais de conforto.
 
O funcionário que enviou o e-mail afirma que a Emergência do hospital está superlotada por falta de material e insumos.
“Como falta tudo no hospital, os pacientes que estão nas enfermarias não conseguem operar, e assim ocupam muito tempo os leitos das enfermarias”, disse o funcionário.

Ainda segundo o funcionário, além de deixar os pacientes “amontoados” na Emergência, até mesmo consultório médico tem servido para internação.
Além disso, segundo ele, “os profissionais também escolhem quem fica com oxigênio e quem não fica, quem toma o remédio e quem não toma”, destacou.

O funcionário mandou uma foto da tela do computador onde ele vê o sistema que mostra a lotação da emergência. Nesta quinta-feira (18), havia 19 pacientes graves internados em cadeiras e outros 16 em macas nos corredores há quase um mês. Eles estão sem tratamento, recebem apenas medicamentos para dor.
 
Entre os pacientes que estão em cadeiras, pelo menos dois precisam de cirurgia com urgência. Outro com cálculo renal está há dois dias esperando avaliação de um urologista. Tem ainda uma paciente com câncer de estomago sem receber tratamento.
 
Nos leitos da Emergência tem pacientes há mais de dois meses e eles ainda não começaram o tratamento de que precisam. São também pacientes com câncer à espera de exames para um diagnóstico preciso, radioterapia e cirurgias.
 

Outro lado


Apesar de todas as denúncias e flagrantes, o Hospital Federal de Bonsucesso nega a falta insumos e materiais e diz que são falsas as alegações do funcionário. A unidade disse também que a emergência opera acima da capacidade porque não recusa pacientes.
 
Sobre a demora nos procedimentos e diagnósticos, a direção do hospital disse que os pacientes são atendidos por ordem e que recebem tratamento enquanto estão nas cadeiras e macas nos corredores.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário