Família aponta negligência no atendimento médico da unidade de saúde; Prefeitura indica Ouvidoria
O motorista Ivaldo Leonel da Silva reclama que sua mãe, a idosa Angelita Porto Rodrigues, de 72 anos de idade, não teria sido bem atendida na Unidade Pré-Hospitalar (UPH) da zona norte no início da tarde de segunda-feira (15), e que por conta disso chegou a desmaiar na rua, após ser liberada. De acordo com a Secretaria de Saúde (SES) da Prefeitura, a denúncia deve ser encaminhada para a Ouvidoria.
De acordo com Ivaldo, sua esposa Luciane acompanhou sua mãe até a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Mineirão, uma vez que a idosa, que tem diabetes, não estava bem. Ela foi encaminhada então para a UPH Norte, a fim de que exames fossem realizados. Porém, o médico que a atendeu teria entendido apenas se tratar de um quadro de diarréia, a medicando nesse sentido, e teria ainda orientado a idosa e sua acompanhante a retornarem caso não ficasse bem. Mas, segundo Ivaldo, Angelita desmaiou na rua e voltou para a UPH transportada pelo Samu, sendo então atendida por outro médico, cuja atenção foi elogiada pela família da paciente, que foi submetida a eletrocardiograma e depois de estabilizada foi liberada. Mas no retorno, a família disse que o encaminhamento inicial havia desaparecido.
Ivaldo disse que resolveu denunciar na imprensa por entender que “não podemos cruzar os braços para que outras pessoas não passem pela mesma situação. Minha mãe agora está bem, mas com a queda acabou se ferindo e levando três pontos no supercílio”.
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde (SES), informou que “qualquer situação irregular no atendimento das unidades de saúde deve ser registrada através da Ouvidoria da Saúde para que seja apurada. As ocorrências (denúncias ou elogios) podem ser feitas pelo telefone 156, pessoalmente no segundo andar do Paço Municipal ou pelo link:
www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento/#/Home/Solicitacao. (Da Redação)
Cruzeiro do Sul
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