domingo, 23 de setembro de 2018

Com registros de meningite em Rio das Ostras, população organiza protesto e cobra da prefeitura campanha de vacinação

Custo de vacina na rede particular é alta. A imunização exige de duas a quatro doses e cada uma custa, em média, R$ 600.

Com registros de meningite em Rio das Ostras, população organiza protesto e cobra da prefeitura campanha de vacinação / Foto: Ícaro Olegário

Em meio à grande repercussão sobre os casos de meningite no município de Rio das Ostras, a população está em pânico e planejam ir às ruas para cobrar medidas emergenciais do poder público. Nos últimos dias, foram confirmados três casos no bairro Palmital (sendo 1 em Casimiro de Abreu e 2 casos em Rio das Ostras). O objetivo dos manifestantes é organizar um protesto pacífico em frente à prefeitura, cobrando a realização de uma ampla campanha de vacinação contra a doença. A manifestação acontecerá na próxima terça-feira (21), às 9h em frente a sede da prefeitura. Clique aqui e participe do grupo do protesto. 

A Erika Ferreira da Silva é moradora do bairro Cidade Praiana, desesperada com os casos registrados na cidade, ela também vai abraçar o movimento:

“Além das doses já oferecidas pelo município que integram o calendário de vacinação, a ideia é solicitar as vacinas mais caras, já que os pais não possuem condições de pagarem para vacinar seus filhos. É possível conseguir essas doses pelo SUS, mas somente a prefeitura pode fazer a solicitação para o governo do Estado”, disse Érika, mãe de dois filhos.

O custo das vacinas de meningite tipo B, nas clínicas particulares é muito alto. A imunização exige de duas a quatro doses e cada uma custa, em média, R$ 600.

CASOS REGISTRADOS

O primeiro caso registrado foi o de Monique de Lourdes da Silva, que morreu no dia 5 de agosto, no Pronto Socorro de Rio das Ostras. De acordo com familiares, ela morreu em 24h com meningite bacteriana. A jovem era moradora de Casimiro de Abreu. O Segundo caso foi o de Miguel Aquino Moreira, de 11 anos. Miguel morreu no Hospital Municipal de Rio das Ostras vítima de meningococcemia no dia 18 de agosto. A criança deu entrada na unidade de saúde com sintomas de febre e vômito. A mãe da vítima alegou que a criança aguardou 5 horas para fazer o primeiro exame, e acusa o hospital de negligência médica.

O terceiro caso foi o de Pedro Henrique Oliveira Melo, morador do Palmital em Rio das Ostras. Felizmente Pedro foi levado a tempo para o Hospital de Macaé e reagiu bem aos medicamentos. Já essa semana mais um caso chamou a atenção de moradores de Rio das Ostras. Um bebê de 8 meses, identificado como Lorenzo Barreto Gomes, foi internado com suspeita da doença, mas nesta quarta-feira (19), a prefeitura descartou a meningite após exames realizados em Macaé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário