sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Paciente é indenizado em R$ 70 mil após perder testículo por erro médico em MG

Médicos processados devem pagar indenização por danos morais; eles pretendem recorrer.

CHAjAMP / Shutterstock

A Justiça de Minas Gerais condenou dois médicos pelo que considerou um diagnóstico errado que resultou na perda do testículo direito de um paciente. Os médicos devem pagar indenização por danos morais de R$70 mil. O caso ocorreu em abril de 2018, mas a decisão foi divulgada nesta quinta-feira (13). Os médicos informaram que vão recorrer da decisão (leia abaixo).

De acordo com o processo, o paciente havia procurado o médico Adão Lúcio Delgado porque apresentava dores e inchaço no testículo. O especialista solicitou um exame de ultrassonografia ao médico Ronaldo Russo, para confirmar torção testicular. O exame realizado atestou “epididimite no lado direito do testículo” e o paciente foi medicado com analgésicos. Entretanto, no decorrer dos dias, as dores aumentaram e o quadro se agravou.

Após a procura de outro médico, o paciente foi diagnosticado com "sinais ecográficos de torção do cordão espermático".

De acordo com o laudo da perícia, não foram cumpridas as normas que determinaria a realização de um exame específico para o caso. A perícia diz, ainda, que esse exame tem importante papel na diferenciação entre epididimite e a torção testicular.

Na decisão, o juiz Joaquim Morais Júnior, da 28ª Vara Cível de Belo Horizonte, afirmou que foi um ato de imperícia e negligência. "Verifico que o primeiro réu não solicitou o pedido de exame correto para constar torção no testículo, (...) e o segundo réu não fez o exame determinado pelo primeiro, ao realizar a ultrassom simples, bem como não tomou o devido cuidado técnico para se atentar que o exame disponível na clínica não era o indicado", disse.

De acordo com o advogado de Adão Lúcio Antunes, seu cliente não foi responsável e vai recorrer. A defesa de Ronaldo Russo afirmou ao G1 que não comenta caso em andamento, mas que vai recorrer da decisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário