terça-feira, 18 de setembro de 2018

Em vídeo; Médico denuncia falta de equipamentos básicos para cirurgia em hospital do interior do Tocantins


Segundo denúncia, no Hospital Regional de Miracema faltam monitores e até equipamentos para monitorar sinais vitais dos pacientes. Estado diz que vai enviar máquinas para unidade.


Vídeo mostra falta de equipamentos em centro cirúrgico do Hospital de Miracema

Um médico que trabalha no Hospital Regional de Miracema do Tocantins, região central do Estado, faz uma denúncia através de um vídeo gravado no interior da unidade hospitalar, mostrando as péssimas condições que se encontram os equipamentos que são de extrema necessidade em procedimentos cirúrgicos.

No vídeo, o profissional da saúde, mostra uma sala onde são realizados procedimentos cirúrgicos, onde o aparelho de anestesia não funciona, não tem monitor, segundo o servidor, os equipamentos há muito tempo que estão com problemas de funcionamento. Ainda na gravação, é possível ver a dificuldade enfrentada pelos médicos e enfermeiros para exercerem suas atividades, que é de salvar vidas.

Segundo a denúncia, um aparelho utilizado para fazer anestesias também não estaria funcionando, assim como o oxímetro, que mede a taxa de oxigênio no sangue. O problema se repete na sala de recuperação, que também está sem monitores. “Aqui em Miracema não nascerá mais nenhum cristão, enquanto não tivermos equipamentos decentes para trabalharmos”, desabafou o servidor.

No inicio do vídeo, as imagens gravadas mostram um recém-nascido recebendo os primeiros cuidados médicos após o parto na sala de recuperação. Os aparelhos que deveriam está em pleno funcionamento, estão parados por falta de manutenção e outros quebrados.

Ainda nas imagens o profissional mostra outra sala que é utilizada em procedimentos cirúrgicos, é possível ver que o monitor, que é usado para auxiliar os médicos e enfermeiros durante os procedimentos cirúrgicos não está funcionado corretamente. Na mesma sala, é possível ver uma paciente passando por um procedimento cirúrgico. O servidor mostra que o equipamento está com erros na leitura da pressão arterial e oxigenação do sangue da paciente.

Durante a gravação, o médico relata que teve uma intercorrência com a paciente mostrada nas imagens durante o procedimento cirúrgico, segundo ele se dependesse do auxilio do monitor a paciente estaria morta.  “Graças a Deus que ela não morreu, pois se eu fosse depender do equipamento para salvar a vida dela, ela estaria morta”, afirmou o Médico.

O outro lado

A Secretaria de Estado da Saúde afirmou que enviou, na última quinta-feira (13), um novo monitor para atender as necessidades da unidade e deve entregar novos equipamentos para o centro cirúrgico do Regional de Miracema.


Agência Tocantins

Nenhum comentário:

Postar um comentário