quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Denúncia - Médico se recusa sair de consultório para anteder paciente em hospital do Tocantins e gera revolta

Após horas de espera o paciente foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento – UPA de imperatriz no estado do Maranhão

Seu Antônio esperando ser atendido no hospital municipal de Axixá

"A Medicina é uma profissão a serviço da Saúde do ser humano e da coletividade e será exercida sem discriminação de nenhuma natureza”. É o que versa o código de ética da mencionada profissão. Entretanto, na manhã dessa segunda-feira (18), um médico que estava de plantão no hospital municipal de Axixá, se recusou a sair do consultório e ir até uma ambulância para atender um paciente que estava passando mal. O fato aconteceu em Axixá na região norte do Tocantins.

Um paciente que presenciou o ocorrido, relatou ao portal de notícias Agência Tocantins, que o senhor de 53 anos, chegou em uma  ambulância do município sentindo fortes dores decorrente de uma hérnia.

Segundo o denunciante identificado como Ronaldo dos Santos, que estava no Hospital Municipal no momento do fato, disse ter ficado indignado com a atitude do profissional da saúde que se recusou a prestar o atendimento.

Ainda segundo Ronaldo, o idoso identificado como Antônio dos Santos ficou por quase uma hora esperando por atendimento dentro da ambulância, pois o mesmo não conseguia descer do veículo devido às dores, outro fato que chamou a atenção de quem presenciou a negligência do médico é o fato de o hospital do município não ter uma maca para levar o paciente da ambulância até o consultório do médico.

O denunciante relatou que o paciente já havia sido encaminhado mais cedo ao hospital regional de Augustinópolis, mas segundo ele, em Augustinópolis não havia médicos para fazer o atendimento, o paciente retornou ao hospital de Axixá e também não foi atendido.

De acordo com informações apuradas pela reportagem do Agência Tocantins, a cidade de Axixá conta com apenas um médico atendendo no hospital municipal.

Procurada pela nossa reportagem a Secretária de Saúde do Município Laís Milhomem Casemiro, não quis dar muitas explicações, alegando que estava em uma reunião e não estava a par da situação.

Após horas de espera o paciente foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento – UPA de imperatriz no estado do Maranhão, onde segue recebendo atendimento médico, segundo a família ele deverá passar por uma cirurgia ainda essa semana.

"Foi uma atitude de total descaso e desrespeito que esse médico fez hoje com esse senhor", disse o denunciante, que repudiou veementemente a atitude do médico "É uma vergonha isso acontecer, o senhor precisando de atendimento e o médico se negar a sair para atender. Estou indignado", concluiu. Nossa redação buscou por informações sobre o nome do médico envolvido no ocorrido, foi nos informado apenas o primeiro nome do profissional da saúde, que se chama Dr. Ricardo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário